Centros de Desenvolvimento valorizam conhecimento universitário, diz Lippi


A união do conhecimento universitário, as potencialidades regionais e a criação de programas que promovam o desenvolvimento regional formam a base dos Centros de Desenvolvimento Regionais (CDRs). “É um dia muito especial e estamos entusiasmados diante da importância das universidades desempenhando o papel de transformar e sendo integradas ao mundo dos negócios”, disse o deputado Vitor Lippi (SP), durante a cerimônia de abertura do seminário internacional “Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: parcerias, iniciativas e perspectivas”, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

O parlamentar tucano foi relator do estudo “Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios”, coordenado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), que deu origem ao projeto de delinear uma política nacional de desenvolvimento territorial para o país.

Hoje, já existem três projetos piloto que começaram a ser implementados no final ao ano passado: no sudoeste paulista, Campanha (RS) e em Campina Grande (PB). Cada Centro recebeu R$ 150 mil para se estruturar e montar uma agenda de trabalho e uma carteira de projetos. A meta é replicar a experiência para os 1,3 mil campi universitários do país. “Cada um com suas potencialidades e conhecimentos específicos, dentro da realidade de cada localidade”, disse Vitor Lippi. Neste seminário serão lançados novos projetos piloto de Centros de Desenvolvimento Regional: no Distrito Federal e Triângulo Mineiro.

Entusiasmado, o tucano destaca que houve prosperidade nos locais com integração entre comunidade e universidades. “É uma das melhores coisas que podem acontecer nesse momento”, destacou o tucano. Ele acredita que ao incentivar essa dinâmica, potencializar a pesquisa nas universidades e fortalecer a visão empreendedora, haverá a promoção do desenvolvimento regional.

Ao final da abertura do evento, foi assinado o protocolo de intenções entre a Câmara dos Deputados, representada por Vitor Lippi, e o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcio Miranda Santos. Os debates continuam ao longo desta quarta-feira (18).

O Brasil tem 1,5 mil instituições públicas de nível superior e 2 mil instituições privadas. O quadro de professores alcança 150 mil profissionais, grande parte com mestrado e doutorado. São 3 milhões de alunos que podem ser integrados a essa rede de desenvolvimento.

As possibilidades são inúmeras: melhorar arranjos produtivos locais, agregar valores, reduzir gastos, criar empresa-júnior, criar associativismo, e diminuir as desigualdades sociais, tendo a inteligência e conhecimento produzidos nas universidades como promotoras de desenvolvimento. São instituições parceiras: o próprio Ministério da Educação (MEC), Capes, Finep e CNPq. 

(Ana Maria Mejia/ Fotos: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

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18 abril, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

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