Betinho Gomes reafirma compromisso do PSDB com o fim do foro privilegiado
O deputado Betinho Gomes (PE), primeiro vice-líder do PSDB na Câmara, reafirmou o compromisso do partido com o fim da prerrogativa de foro especial para autoridades, popularmente conhecido como foro privilegiado. Segundo o parlamentar, o partido defende a medida para “todas as autoridades que detêm algum tipo de responsabilidade pública”.
Leia também: Em defesa do fim do foro privilegiado, deputados cobram análise de proposta na Câmara
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) está entre as sugestões para o combate à corrupção no Brasil que estarão em debate, nesta quarta-feira (18/04), na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Na terça-feira (17) houve uma cobrança aos partidos, no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça, para que as legendas indiquem seus representantes na comissão especial que avalia a matéria.
Betinho Gomes lembrou que, desde o ano passado, quando a discussão sobre o fim do foro se iniciou na Câmara dos Deputados, o PSDB apressou-se em indicar seus membros para a comissão especial e cobrou das demais legendas a mesma iniciativa. O tucano destacou, ainda, que tão logo seja suspensa a intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro, o plenário priorize a avaliação da matéria. Por se tratar de emenda à Constituição, a matéria pode tramitar na Casa, mas não ser pautada em plenário com o decreto da intervenção.
“Nós, do PSDB, temos compromisso com essa matéria. O PSDB já liderou aqui a mudança do foro, extinguindo autorização prévia do plenário para iniciar processo contra parlamentar. Defendemos o fim do foro privilegiado não apenas para parlamentares mas para todas as autoridades que têm algum tipo de responsabilidade pública”, ressaltou.
(do PSDB-PE)
Deixe uma resposta