Tucano sugere ao governo políticas mais efetivas em prol da iniciação científica no ensino médio


O deputado Lobbe Neto (SP) recomendou aos ministérios da Educação e ao de Ciência e Tecnologia (MCTIC) políticas públicas mais efetivas aos estudantes do ensino médio voltadas à iniciação científica. O parlamentar defende o estímulo e a valorização dos alunos por meio da oferta de subsídios para participação em eventos do segmento.

O tucano propõe o aprimoramento das iniciativas do MCTIC/CNPq que concedam aos alunos um auxílio para participação em eventos científicos, em especial aos estudantes que já tenham recebido medalhas em olimpíadas científicas ou que tenham projetos selecionados em competição oficial. “Esses importantes programas merecem um acompanhamento mais próximo por parte do Legislativo e da sociedade”, justifica Lobbe em Indicação destinada ao governo federal.

No texto, o deputado sugeriu também modificações nos sites do CNPq e Capes para que as páginas tenham dados discriminados (número de beneficiários, valores, distribuição regional), estudos e pesquisas relacionados aos impactos dos programas e monitoramento dos egressos, informações para concessão do auxílio, editais que expliquem todos os pormenores do benefício e a concessão.

A sugestão é baseada na proposta de Vinicius Queiroz Magalhães, estudante que participou do Parlamento Jovem Brasileiro na Câmara dos Deputados,  em defesa da criação de um programa que viabilize recursos aos estudantes para participarem de eventos científicos.

(Reportagem: Cristiane Noberto/foto: Alexssandro Loyola)

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17 abril, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

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