Nilson Leitão busca Aeronáutica para que município de MT possa ter voos regulares


A pedido do prefeito Adriano Pivetta (Nova Mutum) e do secretário de Planejamento, Mauro Manjabosco, o deputado Nilson Leitão (MT) encaminhou ao tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, comandante da Aeronáutica, um documento pedindo informações sobre o processo que altera o cadastro do aeródromo brigadeiro Eduardo Gomes, localizado no município.

A alteração cadastral é para que o aeródromo, hoje classificado como privado, se torne público, podendo, assim, ser explorado comercialmente, ou seja, receber voos regulares após registro e homologação junto à Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O pedido de alteração, segundo Manjabosco, tramita há cerca de dois anos no Centro Integrado de Defesa Aérea e Defesa de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Manaus. A pressa do executivo municipal em alterar o status do aeródromo se justifica pelo interesse de uma empresa de aviação regional em fazer voos entre Nova Mutum e Cuiabá.

Para garantir lotação e viabilidade dos voos, a empresa, que deve operar com uma aeronave modelo Grand Caravan, buscou parcerias junto ao empresariado local. Pelo menos 20 contratos já teriam sido fechados, mas enquanto não houver a alteração no cadastro, os voos não podem ser realizados.

Há cerca de um ano o terminal de embarque e desembarque foi inaugurado. A obra custou cerca de R$ 250 mil com investimentos do Ministério do Turismo e contrapartida da prefeitura através do Plano Avança Nova Mutum (PANM). O terminal conta com guichês para atendimento, saguão de espera, refeitório e sala de estar para pilotos em trânsito.

(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
6 abril, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *