“Ter um ex-presidente condenado à prisão envergonha o Brasil”, diz líder


Nilson: “Os melhores ex-chefes de Estado são aqueles que não aparecem no noticiário todos os dias”.

Em nota à imprensa divulgada na noite desta quinta-feira (22), o líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), lembra que a decisão do Supremo Tribunal Federal de apreciar o mérito do habeas corpus e de conceder liminar não significa que o ex-presidente Lula foi absolvido ou teve sua ficha limpa. “O STF apenas adiou o prazo para que ele comece a cumprir a sua pena”, ressalta o deputado no texto. (leia a íntegra abaixo

Ainda de acordo com o tucano, é de se lamentar que alguém que já ocupou a Presidência da República por duas vezes cause, por sua própria culpa, constrangimentos para o país e para as instituições. “Ter um ex-presidente condenado à prisão envergonha o Brasil. Os melhores ex-chefes de Estado são aqueles que não aparecem no noticiário todos os dias, principalmente no policial”, conclui o documento 

Na sessão da Corte encerrada no começo da noite, a maioria dos ministros  do STF decidiu tomar uma decisão provisória que impede a prisão dele até o julgamento do mérito do habeas corpus preventivo. A decisão vale até o dia 4 de abril, quando a Corte deve voltar ao assunto. A conclusão do julgamento foi adiada porque os ministros passaram a maior parte do tempo deliberando sobre uma preliminar da ação.

Essa decisão do Supremo não impede o julgamento do último recurso de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), previsto para a próxima segunda-feira (26). É o último recurso de Lula contra a condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do triplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato.

Após a análise do último recurso, a prisão dele pode ser determinada com base na decisão do STF que autorizou, em 2016, a detenção de condenados pela segunda instância da Justiça.

(Da redação com Assessoria de Imprensa da Liderança e Agência Brasil/foto: Alexssandro Loyola)

CONFIRA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA À IMPRENSA

“A decisão do Supremo Tribunal Federal de apreciar o mérito do habeas corpus e de conceder liminar não significa que o ex-presidente Lula foi absolvido ou teve sua ficha limpa. O STF apenas adiou o prazo para que ele comece a cumprir a sua pena. O que é de se lamentar é que alguém que já ocupou a Presidência da República por duas vezes cause, por sua própria culpa, constrangimentos para o país e para as instituições. Ter um ex-presidente condenado à prisão envergonha o Brasil. Os melhores ex-chefes de Estado são aqueles que não aparecem no noticiário todos os dias, principalmente no policial.” 

Nilson Leitão (MT), Líder do PSDB na Câmara dos Deputados

 

 

Compartilhe:
22 março, 2018 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *