Em homenagem ao Dia Mundial da Água, Izalci defende uso consciente


Izalci afirmou que a capital federal será anfitriã do Fórum Mundial da Água neste mês.

O deputado Izalci Lucas (DF) presidiu nesta sexta-feira (16) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Água. O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas em 22 de março de 1992. A data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a esse bem natural.

O tucano afirmou que foi criado em beira de rio, e as águas garantiam a sobrevivência da família com a plantação, criação de animais e pesca, além do lazer das crianças. Agora, o Distrito Federal tem a responsabilidade de preservar suas nascentes e usar a água de maneira consciente.

Play

Izalci afirmou que a capital federal será anfitriã do Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre o tema, entre os dias 18 e 23 de março. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o fórum reunirá participantes de diferentes países para debater a conservação e o uso eficiente desse recurso natural.

O deputado ressalta que o cerrado pode ser considerado o “berço das água”, pois nesse bioma nascem os rios formadores das principais regiões hidrográficas do país: Paraná, Parnaíba, São Francisco, entre outras. “Estamos fazendo nosso dever de casa? Não! Quem veio para a capital federal jamais imaginou que um dia haveria racionamento de água.

Segundo Izalci, o crescimento desordenado, o uso irregular do solo e o desmatamento afetam diretamente o meio ambiente. “Estamos conscientes da enorme responsabilidade que temos perante o planeta? E os nossos gestores públicos? Infelizmente, a resposta é não”, lamentou.

O tucano chamou atenção para o racionamento de água enfrentado pela população do Distrito Federal. Na avaliação dele, faltou gerenciamento competente e cuidadoso dos governantes. Além disso, o desperdício é constante na capital. Muitos moradores presenciam tubulações quebradas escorrendo água dia e noite.

Izalci espera que, com o Fórum Mundial da Água, o Brasil entenda que precisa estar preparado para ser protagonista na proteção do maior bem da humanidade, que é a água.

(Da redação/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
16 março, 2018 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *