Tucanos destacam legado do físico Stephen Hawking, que faleceu nesta quarta


Deputados do PSDB lamentaram a morte de Stephen Hawking, físico e pesquisador britânico que morreu aos 76 anos nesta quarta-feira.

Deputados do PSDB lamentaram a morte de Stephen Hawking e destacaram seu legado. O físico e pesquisador britânico morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (14) em sua casa na Inglaterra. Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo.

O deputado Daniel Coelho (PE) ressaltou que o pesquisador foi uma das mentes mais brilhantes da história. “Stephen Hawking desafiou os limites humanos. Foi um ator constante da mudança que queremos para o mundo. Ele passa para o mundo espiritual, mas os seus ensinamentos continuarão vivos conosco”, disse.

Otavio Leite (RJ) lembrou de sua luta de muitos anos contra a esclerose. “Eis um dos mais formidáveis exemplos de superação que a espécie humana produziu: Stephen Hawking. Físico renomado diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) aos 21 anos.  Mesmo desenganado, percorreu décadas contribuindo com a ciência. Nossa homenagem”, afirmou.

A deputada Mariana Carvalho (RO) também ressaltou a luta do pesquisador contra a doença. “Hoje nos despedimos de Stephen Hawking, um exemplo de determinação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa”.

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu na mesma data do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879).

No final da década de 1960, Stephen Hawking ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalharia o tema ao público em geral no livro “Uma breve história do tempo”, best-seller lançado em 1988.

Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, que rendeu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayner, que interpretou o físico no cinema.

(Da redação com informações do G1/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 março, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *