Betinho critica obstrução do PT à votação do Sistema Único de Segurança


Tucano afirmou da tribuna que o debate sobre a violência tem sido feito há anos no Congresso.

O deputado Betinho Gomes (PE) criticou a obstrução promovida pelo PT contra o projeto de criação do Sistema Único de Segurança Pública (PL 3734/12) e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. A matéria disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública.

Apesar da obstrução, a urgência ao projeto foi aprovada pelos deputados nesta quarta-feira (14). Em discurso pela Liderança do PSDB, o tucano afirmou que o PL é um dos mais importantes em análise no Parlamento. “Teremos mais instrumentos para enfrentar a criminalidade, que não será combatida só no grito. Revisem esse equívoco histórico que estão cometendo ao obstruir a segurança pública”, lamentou.

O tucano destaca que o debate sobre a violência tem sido feito há anos no Congresso com a participação de especialistas na área. O Sistema Único vai integrar as ações dos estados e municípios, com papel central na articulação das inteligências, na definição de metas e no controle de planos nacionais de enfrentamento.

Betinho expôs sua indignação contra a obstrução de partidos como PT e PSOL. “Querem que o Congresso fique inerte diante de um tema tão importante, As famílias estão com medo da violência crescente no campo, nas áreas urbanas e comunidades”, disse. Segundo o deputado, é preciso que os deputados assumam o protagonismo em relação ao tema.

O deputado acrescenta que o PL não “saiu da cartola”, e a discussão vem sendo aprofundada ao longo do tempo. Ele fez um apelo aos partidos de oposição pela agilidade na aprovação do Sistema Único. “Não façam isso com as mães e os pais de família que estão esperando uma reação do governo. Os jovens brasileiros precisam de estratégias e políticas públicas para reduzir homicídios. As pessoas estão pedindo socorro”, alertou.

PRIMEIROS SOCORROS
O Plenário também aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 9468/18, que institui a obrigatoriedade de escolas de ensino ou recreação infantil e fundamental capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 março, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *