Gomes de Matos reforça luta dos agentes de saúde por derrubada dos vetos


Gomes de Matos participou nessa segunda do Seminário Nacional da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde.

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) defendeu nesta terça-feira (13) a derrubada dos vetos presidenciais à Lei 13.595/2018, conhecida como lei Ruth Brilhante, que reformula a carreira de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Da tribuna, o tucano se disse confiante na correção da matéria pelo Congresso.

Na segunda-feira (12), Gomes de Matos participou do Seminário Nacional da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, coordenado por Ilda Angélica, e também da 18º Assembleia Geral da CONASC — Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, que anteriormente era coordenada por Ruth Brilhante.

Ele destacou a mobilização promovida pelos profissionais da área na Câmara em virtude dos vetos à lei. “Temos muito a trabalhar, a discutir e, principalmente, articular a derrubada dos vetos da Lei Ruth Brilhante. Gostaria de reafirmar a todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o meu compromisso, apoio e trabalho pela categoria”, afirmou.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, recebeu nesta terça uma comitiva de parlamentares e agentes de saúde liderados pela presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia. Gomes de Matos acompanhou os agentes e pediu ao presidente a inclusão do veto na pauta da próxima sessão do Congresso Nacional prevista para o dia 15 de abril.

Atualmente, atuam no país 300 mil agentes comunitários de saúde e mais de 100 mil agentes de combate a endemias. Com a nova lei, o agente passa a ter como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde e das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

(Da redação)

Compartilhe:
13 março, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *