Para tucano, Lula cria teoria da conspiração para esconder desmandos


“Petistas usam aquela máxima de contar a mentira repetidas vezes até que ela seja tida como verdade”, reprovou o tucano.

O deputado Rocha (AC) afirmou nesta quinta-feira (1º) que o ex-presidente Lula cria teorias da conspiração para tentar explicar o inexplicável. O parlamentar fez referência à entrevista concedida por Lula à “Folha de S. Paulo”, na qual o petista se esquivou de dar explicações sobre o imóvel no interior paulista e atribuiu “aos americanos” o comando das investigações da Operação Lava Jato e de uma espécie de trama contra ele.

Ao jornal paulista, Lula disse acreditar que os juízes e procuradores que compõem a força-tarefa da Lava Jato vão aos Estados Unidos ter consultoria com algum tipo de mentor, dada a proximidade do Ministério Público brasileiro com a Secretaria de Justiça dos EUA.

“Chega a um ponto em que satura o que o PT está fazendo. Eles usam aquela máxima de contar a mentira repetidas vezes até que ela seja tida como verdade”, criticou Rocha. O parlamentar afirma que há uma orquestração dos petistas para, a todo momento, questionar a Lava Jato como se ela estivesse focada no PT.

“Mas vemos que a operação já atingiu pessoas de diversos partidos, muitos deles já presos. Não há esse direcionamento partidário e a teoria da conspiração que eles apresentam é para tirar o foco da corrupção dos treze anos do governo deles. Lula e o PT tentam criar essa teoria da conspiração para justificar o injustificável, como por exemplo o que eles fizeram com a Petrobras, com os Correios, os fundos de pensão e o BNDES. Não há desculpa plausível. Por isso, criam essas teorias”, aponta Rocha. O tucano é autor de ações no Ministério Público Federal e no MP-SP que colocaram o petista na mira da Lava Jato. 

SÍTIO EM ATIBAIA

Questionado pela reportagem sobre uma possível relação promíscua entre ele e a empreiteira Odebrecht no caso do sítio em Atibaia, Lula negou e disse que a justiça mudou as versões sobre o imóvel na tentativa de incriminá-lo. Nesta quarta-feira (28), porém, e-mails entregues pelo empresário Marcelo Odebrecht à Justiça mostram que a empreiteira fez obras no sítio em benefício do ex-presidente.

Para Rocha, assim como no caso do tríplex (no qual Lula já foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro), já havia provas suficientes a respeito de irregularidades antes mesmo das investigações começarem. Quando apresentou as denúncias, lembra o tucano, os indícios já não deixavam dúvidas que o petista havia sido beneficiado por empreiteiras em troca de favores.

“As informações preliminares, antes de qualquer investigação apurada, já amarravam muito bem essa situação do sítio. O Léo Pinheiro, da empreiteira OAS, na delação dele fala sobre a reforma do sítio, dos pedidos feitos pelo Lula para que houvesse a reforma para o uso pessoal dele e da família. Agora com as investigações avançadas, o conjunto probatório não deixa dúvida de que ele receptou não só o tríplex, mas o sítio também. Ele sempre se esquiva de responder porque não há explicações para os fatos”, apontou o tucano.

No processo que corre na Lava Jato, Lula é acusado pelo Ministério Público Federal de ter recebido propina milionária, por meio das obras, paga pelas construtoras Odebrecht, OAS e Schahin. A vantagem indevida seria oriunda da participação dessas empresas no esquema de corrupção na Petrobras.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
1 março, 2018 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *