Macris destaca importância de debate sobre rotulagem dos alimentos


O deputado Vanderlei Macris (SP) participou nesta segunda-feira (26) de debate sobre as dificuldades dos brasileiros na hora de buscar informações nutricionais e a revisão dessas informações nos rótulos de alimentos. O tema foi abordado pelo programa “Participação Popular”, da TV Câmara. Por telefone, o tucano falou de sua proposta, o PL 5.522/16, que sinaliza com as cores verde, amarelo e vermelho os níveis de carboidratos, sal, açúcar e gordura na composição do alimento.

O parlamentar fez menção à problemática das doenças causadas pela má alimentação e consumo excessivo de determinados componentes dos alimentos e explicou que o Brasil não pode ficar de fora das discussões sobre a necessidade de melhorar a forma como as informações de rótulo são apresentadas. Como afirmou, ainda não há um modelo definido a ser adotado, tornando o debate fundamental. 

“Estamos começando a discutir um assunto que precisa ser levado em consideração por aqueles que têm responsabilidade com as decisões do país em relação a questão dos alimentos”, disse o tucano. Ao ressaltar que outros países já travaram esse debate, Macris reforçou que é preciso chegar a um consenso.

Segundo ele, o Congresso Nacional precisa caminhar para um direcionamento e sua proposta tem ganhado adeptos. O objetivo, destaca, é que ao final dos debates e da tramitação da proposta, o país tenha uma legislação democrática, de interesse da sociedade e que leve em conta as questões da produção e, particularmente, do consumidor. O importante é que o cidadão tenha ao seu dispor toda a informação necessária e, assim, possa decidir o que consume.

Como seria o modelo proposto?

De acordo com o projeto de lei apresentado pelo deputado, os fabricantes seriam obrigados a veicular, em quadro informativo de fácil e destacada visualização na parte frontal da embalagem do produto, as
quantidades totais e percentuais de carboidratos, sal, açúcar e gordura na composição do alimento. Para cada célula desses componentes, haveria uma cor de fundo:

1)  verde, se a quantidade do nutriente constante na fórmula apresentar níveis abaixo dos recomendados para o consumo diário;
2) amarelo, se a quantidade do nutriente apresentar níveis semelhantes aos recomendados;
3) vermelho, se a quantidade apresentar níveis superiores aos recomendados para o consumo diário.

Assista a íntegra:

(reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 fevereiro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *