Shéridan espera que governo cumpra ações anunciadas contra crise migratória


A crise migratória em Roraima pode estar perto de viver um novo capítulo. Depois de muita cobrança por ajuda do governo federal, o presidente Michel Temer esteve no estado na segunda-feira (12) e anunciou medidas urgentes para os problemas causados pelo intenso fluxo de imigrantes venezuelanos. A deputada Shéridan (RR) participou da reunião com o presidente e disse esperar que as ações anunciadas se concretizem.

Para Shéridan, é urgente que providências sejam tomadas. Durante a reunião com o presidente da República, a parlamentar fez questão de se pronunciar e relatar os problemas. “Cobrei mais uma vez. Lembrei o quanto somos esquecidos, disse que meu estado de Roraima não é menos importante que nenhum outro. Fui ouvida e ouvi. Ouvi, inclusive, que esforços não serão medidos. Torço por isso, todas as pautas levantadas dependem exclusivamente do Governo Federal”, afirmou.

Na reunião, foi anunciada a criação de um comitê de acompanhamento, com uma coordenação nacional para lidar com a questão. O presidente afirmou que deve editar uma medida provisória sobre o assunto até quinta-feira (15) e que vai garantir recursos para o estado. Ele ainda garantiu que parte dos imigrantes serão levados a outros estados brasileiros.

Em janeiro, a tucana esteve entre os parlamentares que foram ao Palácio do Planalto cobrar providências. Na ocasião, os parlamentares relataram o drama das famílias que fogem da crise no país vizinho. Estima-se que cerca de 40 mil venezuelanos estão vivendo em Boa Vista. Parte deles não tem sequer moradia ou condições de se manter. Os serviços públicos estão sobrecarregados e as ruas e praças abrigam novos ocupantes a cada dia.

Na semana passada, os ministros da Defesa, da Justiça e do Gabinete de Relações Institucionais fizeram uma passagem pela capital do estado. Eles estiveram com a governadora e conheceram uma praça onde cerca de 300 venezuelanos estão vivendo em condições degradantes. A chefe do Executivo local reforçou o pedido de ajuda e relatou que a chegada dos migrantes pela fronteira continua intensa.

Levantamento do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) entre 2014 e 2017 mostra que mais de 1 milhão de venezuelanos já deixaram o país. O Brasil aparece como um dos principais destinos. Boa Vista e a cidade fronteiriça de Pacaraima abrigam a maioria dos imigrantes. As duas cidades e Manaus possuem centros de acolhimento, mas segundo a ONU, todos estão superlotados e as condições de vida são precárias. Já os serviços públicos como saúde, segurança e educação estão sobrecarregados com a chegada dos venezuelanos.

FORÇA NACIONAL
O ministro Raul Jungmann (Defesa) disse que as Forças Armadas vão duplicar os postos de controle no interior de Roraima, particularmente, entre Pacaraima e Boa Vista. Além disso, um hospital de campanha será deslocado à fronteira, e serão construídos centros de triagem em conjunto com municípios e governo.

Nesta quarta-feira (14), agentes da Força Nacional chegaram a Pacaraima para reforçar o policiamento na fronteira. Cerca de 30 homens e oito veículos da tropa que estavam em Manaus foram deslocados para o local. Outra ação garantida pelo governo federal é a revalidação de diplomas de médicos, enfermeiros e professores venezuelanos que estão em Roraima. Com isso, eles poderão trabalhar no país.

“Espero que algo aconteça. Espero ainda que o Estado brasileiro proteja e cuide de Roraima com o cuidado que merecemos, afinal, aqui começa o Brasil”, reforçou Shéridan. A deputada afirma que continuará acompanhando e cobrando a execução das ações prometidas.

(Reportagem: Djan Moreno)

Compartilhe:
14 fevereiro, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *