Izaque Silva deixa Câmara e reassume mandato de vereador em Presidente Prudente


Após um ano e um mês de exercício de mandato na Câmara, o deputado Izaque Silva (SP) retorno à Câmara Municipal de Presidente Prudente, onde foi eleito vereador. A mudança ocorre em virtude do retorno do titular, Rodrigo Garcia (DEM-SP), que é o titular da vaga. Garcia deixou a Secretaria Estadual de Habitação e voltou ao cargo nessa quinta-feira (1º). “Não há sensação mais gratificante que o dever cumprido”, disse Izaque, que divulgou uma nota de esclarecimento na qual reforça seu compromisso com a comunidade local. Confira a íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“Não há sensação mais gratificante que o dever cumprido. Após um ano e um mês, encerrei na quinta-feira (1º fevereiro de 2018) a minha passagem pela Câmara dos Deputados, em Brasília. Esse meu ciclo foi iniciado no dia 5 de janeiro de 2017, quando tomei posse na condição de deputado federal suplente. Rodrigo Garcia, do DEM, que é o titular, deixou a Secretaria Estadual de Habitação e voltou ao cargo.

Agora, retorno à Câmara Municipal de Presidente Prudente e reassumo como vereador. Já estou no sétimo mandato seguido, pois temos o compromisso com a comunidade. Nas duas últimas eleições municipais – 2012 e 2016 – fomos o mais votado. Para assumir uma cadeira na esfera federal, recebemos a licença e sem remuneração. Essa autorização foi concedida mediante aprovação dos meus pares.

Durante esse período curto que representamos o Oeste Paulista na Câmara, conseguimos, apesar de todas as dificuldades, alcançar benfeitorias para os municípios e proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos. Ficamos seis anos sem nenhuma representatividade em Brasília. Infelizmente, esse hiato freou o desenvolvimento regional. Recursos federais e equipamentos foram perdidos e não voltam mais.

Assumimos no pior momento do nosso Brasil. Quiçá da República. Vivenciamos, em 2017, situações caóticas que atrapalharam a vida do brasileiro. Temos uma grave crise econômica, ética, moral, política e até institucional. Contudo, o ano que passou foi de grande aprendizado, troca de experiências e de contatos que possibilitaram conhecer a realidade da região. Legislei com a minha consciência.

Sempre ouvi e respeitei todos os cidadãos que nos procuraram ao longo da nossa passagem pela Câmara. Viabilizamos, em parceria com a sociedade, a liberação da emenda para custeio no valor de R$ 500 mil para o HRC (Hospital Regional do Câncer) de Prudente. É um recurso extraorçamentário do OGU (Orçamento Geral da União) pedido em 2017. A liberação foi efetivada e a verba já está depositada.

Junto aos governos federal e do Estado de São Paulo, conseguimos ainda várias emendas e que foram destinadas para diversos municípios da nossa região. Tais recursos são necessários e benéficos para a população. Essas melhorias vão atender as seguintes áreas: saúde, educação, infraestrutura, agricultura, meio ambiente, segurança, cultura, esportiva e também custeios.

Apoiamos o projeto de fortalecimento da cadeia produtiva da batata-doce com a formação da Comissão de Fomento e a realização do 1º Festival do tubérculo, que será promovido entre os dias 15 e 17 de junho, no Centro de Eventos do IBC (Instituto Brasileiro do Café). Inclusive, a nossa região está entre as maiores produtoras do tubérculo do Estado de São Paulo e do país.

Destravamos obras e projetos que estavam paralisados por falta de documentação. Alcançamos a renovação, junto ao Ministério da Saúde, do certificado de entidade beneficente de Assistência Social, na área de Saúde, para duas unidades hospitalares: a Irmandade do Hospital de Caridade Anita Costa (Santa Casa), de Santo Anastácio, e a Associação Filantrópica de Teodoro Sampaio (Hospital Regional).

Debati agendas positivas e votei em projetos que realmente vão atender aos anseios da nossa população. No dia 2 de agosto de 2017, votei contra o relatório da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). E, com isso, ratifiquei a minha posição favorável ao prosseguimento das investigações contra o presidente Michel Temer. Ainda em 25 de outubro, votei contrário ao relatório da CCJ, que recomendava o arquivamento da segunda denúncia contra Temer. Novamente, o meu voto foi pela continuidade das investigações.

Aliás, apresentei seis projetos de lei e que estão sendo analisados pelas comissões permanentes da Casa. São eles: o de número 7.915/2017 (iniciativa determina que estabelecimentos comerciais e financeiros solicitem documento com foto de identificação para realizar transações com cartões de crédito ou débito), o 7.985/2017 (pretende incentivar a pesca esportiva na modalidade “pesque e solte”, além de promover o turismo regional e a conservação dos recursos pesqueiros no Brasil), o 8.690/2017 (obriga as agências de turismo que operam diretamente com frota própria a atender aos requisitos exigidos para o transporte de superfície estabelecidos na legislação federal), o 8.798/2017 (institui incentivo fiscal para pessoa jurídica tributada pelo lucro real que empregar egressos do sistema prisional), o 8.345/2017, com a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) (proposta veda o adiamento da data da prova prevista em edital de concurso público visando à proteção dos candidatos) e o de número 8.635/2017, em conjunto com Mariana Carvalho, que propõe pena de reclusão, de dois a oito anos, a quem se omite perante o crime de tortura, quando tinha o dever de evitá-lo ou apurá-lo.

Atuei intensamente em duas comissões, por exemplo, em 2017. Fui titular da Capadr (Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural) e ocupei ainda a suplência na CDU (Comissão de Desenvolvimento Urbano). Tais posições foram assumidas no dia 22 de março.

Além disso, busquei a transparência e a sabedoria em todos os meus atos. Trabalhei em parceria com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, diretores das entidades organizadas, lideranças sociais, esportivas, culturais, religiosas e cidadãos comuns visando o fortalecimento da região e benesses para a população. O meu trabalho é de retorno a todas as demandas apresentadas em reuniões e encontros.

É um trabalho atuante, presente, transparente e responsável. É preciso investir em políticas públicas que incentivem o desenvolvimento socioeconômico e estrutural do Oeste Paulista. Acredito no ser humano. Sou distrital, regional e municipalista. Valorizo e defendo a minha região. Por isso, fomos o elo regional em Brasília. Priorizamos sempre o diálogo franco e aberto, que são essenciais para evoluirmos.

Como suplente e por determinação do regimento da Câmara, todos os pedidos de emendas encaminhados pelos gestores públicos para o meu gabinete foram direcionados aos titulares. Não iremos medir esforços para alavancar o Oeste Paulista. No ano passado, por exemplo, visitamos mais de 60 cidades, ouvimos autoridades e suas dificuldades e pudemos verificar a importância de um deputado federal para a região.

Temos, sim, que atuar em conjunto e falar a mesma linguagem. Precisamos caminhar no mesmo sentido. O trabalho precisa ser harmonioso e equilibrado. A união de forças fará a diferença. O pensamento individualista somente afugenta a comunidade. Devemos salientar que o nosso povo é trabalhador, guerreiro, valente, honesto, empreendedor, acolhedor e que merece o melhor para viver.

Não posso esquecer da minha família pelo apoio, sempre presente e pela dedicação inestimável. Agradeço a todos os meus assessores, colaboradores, apoiadores e amigos de Prudente, das cidades da região e em Brasília. Reconheço o esforço, empenho, dedicação e comprometimento de cada membro da minha equipe. Aproveito essa oportunidade e enalteço todos os veículos de comunicação e os amigos das redes sociais – Facebook, YouTube e SoundCloud – pela divulgação dos nossos trabalhos.

O nosso escritório em Presidente Prudente, que fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 379, na Vila Maristela, perto da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), estará aberto e à disposição da sociedade. É um até breve. Meus sinceros votos de gratidão! Muito obrigado a todos!

Izaque Silva
Compromisso com a comunidade”

(foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 fevereiro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *