Projeto de Papa é sancionado e José Bonifácio ganha título de Patrono da Independência


O Estadista José Bonifácio de Andrada e Silva foi declarado, oficialmente, Patrono da Independência do Brasil. A titulação foi conferida graças à sanção do Projeto de Lei 5.076/2016 (transformado na Lei 13.615/2018), de autoria do deputado João Paulo Papa (SP), publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (12).

Para o autor da iniciativa, esse é um justo e merecido reconhecimento a José Bonifácio e a tudo o que suas ideias e ideais representam para o País. “Ele é conhecido como um dos principais responsáveis pelo movimento que levou o Brasil à Independência, possuía, informalmente, o título de Patriarca, mas não havia esse reconhecimento oficial por parte do Estado Brasileiro”, explicou Papa.

O parlamentar detalha que a ideia de apresentar o projeto veio de movimentos como o Pró-Memória de José Bonifácio, liderado por Arlindo Salgueiro, e de outras entidades. “Após consultar pessoas especializadas sobre história e a legislação, confirmamos que não havia tal titulação. A todos acharam justo fazer essa homenagem”, continua o deputado, que agradeceu todo o apoio recebido.

“As ideias de Bonifácio continuam mais atuais que nunca. É, sem dúvida, motivo de muita alegria a transformação desse projeto em lei. Que a história do nosso agora Patrono seja cada vez mais reverenciada, principalmente pelos mais jovens”, pontuou.

História

José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) nasceu em Santos/SP no dia 13 de junho. É o Patrono e um dos principais artífices do movimento que culminou na Independência do Brasil. Em 1821, quando a Corte Portuguesa determinou que Dom Pedro retornasse a Portugal, Bonifácio escreveu-lhe uma carta solicitando que ficasse no Brasil. Deve-se a sua influência a adesão de Dom Pedro à causa. Há pesquisadores e historiadores que consideram que foi graças à sua orientação que a Independência se deu sem choques.

Lutou como soldado contra as tropas de Napoleão. Foi secretário da Academia de Ciências de Lisboa, foi vice-presidente da província de São Paulo e Ministro do Príncipe Regente.

(Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 janeiro, 2018 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *