Deputados condenam defesa de Lula a governadores presos no Rio de Janeiro


Deputados do PSDB consideraram absurdas declarações do ex-presidente Lula em defesa dos ex-governadores do Rio de Janeiro que estão presos. Ao mesmo tempo, consideram que não é de se estranhar declarações dessa natureza por alguém já condenado pela Justiça e que também pode parar atrás das grades.

Para Fábio Sousa (GO), o petista advoga em causa própria ao tentar desqualificar o Judiciário com frequência. Em comício realizado na Baixada Fluminense na semana passada, o ex-presidente disse que o que Rio de Janeiro não merece ter governadores presos porque roubaram e que “nem sabe se isso é verdade”, em referência às acusações contra os ex-gestores. 

“É até difícil de acreditar, mas é verdade. A fala dele retrata bem o que ele defende e a própria índole dele. Há um texto bíblico, segundo o qual a boca fala aquilo que o coração está cheio. Ele acredita realmente na impunidade. Talvez seja uma defesa em causa própria”, apontou o deputado.

Play

O estado do Rio de Janeiro tem dois ex-governadores presos: Sérgio Cabral e Anthony Garotinho. Tratado por Lula como “amigo íntimo” no passado, Cabral responde a processos por corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e outros crimes, e já foi condenado a 72 anos de cadeia, no Rio e em Curitiba.

Como lembram os deputados do PSDB, Lula foi condenado em julho pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O juiz entendeu que ele recebeu um tríplex em Guarujá (SP) como propina da construtora OAS em troca de contratos da empresa com a Petrobras. “Lula condenado e ainda defende os governadores que estão na cadeia”, reprovou Domingos Sávio (MG) em plenário. Para ele, o PT envergonha o Brasil.

Nas redes sociais, os deputados Pedro Cunha Lima (PB) e Rogério Marinho (RN) também comentaram as declarações do ex-presidente.  “Parece piada, mas não é. O primeiro e único ex-presidente da República condenado por corrupção agora defende que ex-governadores presos por corrupção não paguem por seus crimes. Típico PT”, resumiu Marinho. 

(Reportagem: Djan Moreno/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
12 dezembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *