A pedido de João Paulo Papa, Subcomissão de Saneamento debate reúso da água


Audiência ocorreu nesta quarta e contou com a participação de diversos especialistas.

A Subcomissão de Saneamento Ambiental da Câmara dos Deputados (Sanear) realizou, na quarta-feira (6), audiência pública para debater a política nacional de reuso da água e a possibilidade de avanços no tema. O presidente do colegiado, deputado  João Paulo Papa (SP), ressaltou que foram colhidas boas sugestões para que o país possa avançar na área.

No encontro, técnicos e especialistas apresentaram ações relacionadas ao reúso, entre elas o Projeto Interáguas – que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão no setor água.

“Acredito que a partir destes estudos, somado às inúmeras contribuições que tramitam na Câmara e no Senado sobre a questão do reuso, poderemos construir um eficiente marco legal que observará todas as nuances deste assunto”, ressaltou Papa.

O deputado disse que a Sanear acompanha o trabalho desenvolvido pelo Interáguas que, de acordo com o deputado, possui “inúmeras qualidades técnicas”. “No Parlamento, estamos à disposição para fazer o que for necessário para regulamentarmos o projeto, pois ele pode dar um bom encaminhamento à questão do reuso no Brasil”, continuou.

Participaram do debate Ernani de Miranda, diretor de Planejamento do Ministério das Cidades; Sérgio Brasil Abreu, coordenador do Programa Interáguas; Helene Kubler, coordenadora do CH2M, uma das responsáveis pelo programa Interáguas; Tibério Maganhães, superintendente de Programas e Projetos da (ANA) e José Quadrelli Neto, analista da CNI.

TRABALHO

A Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental vem “jogando luz” sobre o tema. O trabalho, liderado pelo deputado João Paulo Papa, começou em 2015. De lá para cá, o colegiado vem promovendo importantes discussões visando contribuir para o alcance mais célere da universalização dos serviços públicos de saneamento.

Neste ano, além de reuniões com representantes do setor e debates técnicos, foram duas audiências públicas, um seminário, dois encontros das entidades com o secretário Nacional do Saneamento, Henrique Pires,  além de uma reunião com o então ministro das Cidades, Bruno Araújo. “Conseguimos inserir o tema definitivamente na agenda do Parlamento e do Poder Executivo. Agora, devemos permanecer com o trabalho conjunto, entidades, técnicos e parlamentares, para efetivarmos todos os avanços alcançados nos últimos anos”, ressaltou Papa.

Os próximos temas que serão tratados pela Sanear são a ociosidade das redes de esgoto e o acompanhamento do Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília em março do próximo ano. Para abordá-los, a Subcomissão fará audiências públicas – a do Fórum, em parceria com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden).

Membros da Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental – Sanear:

PRESIDENTE – Dep. João Paulo Papa (PSDB/SP)

RELATOR – Dep. Rodrigo de Castro (PSDB/MG)

Dep. Angelim (PT/AC)

Dep. Julio Lopes (PP/RJ)

Dep. Leopoldo Meyer (PSB/PR)

Dep. Miguel Haddad (PSDB/SP)

Dep. Rôney Nemer (PP/DF)

Dep. Toninho Wandscheer (PROS/PR)

Entidades parcerias:

Aesbe – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento

ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto

SINAENCO – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva

Instituto Trata Brasil

APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
7 dezembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *