Comissão de Educação promoverá audiência para tratar da educação como dever da família


A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (18) requerimento dos deputados Izalci (DF) e Rogério Marinho (RN), em conjunto com outros parlamentares, para realização de audiência pública para tratar da educação como dever da família, em homenagem ao Dia Nacional de Valorização da Família. A data é celebrada no dia 21 de outubro.

A Constituição estabelece que compete à família, bem como ao Estado, o dever de promover e incentivar a educação, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Segundo os parlamentares, a comemoração é de extrema importância “visto que a família é a célula basilar de toda a sociedade”. Para eles, uma sociedade está mais preparada para enfrentar as dificuldades e se desenvolver quando valoriza a família e se preocupa com sua proteção e defesa. Além disso, ressaltam que uma estrutura familiar dá maiores condições ao país de ter cidadãos que se preocupam com os avanços sociopolítico-econômicos.

“É no ambiente familiar que todo indivíduo aprende os primeiros valores e princípios que nortearão a sua conduta na comunidade cívica. Esse aprendizado é o que, em grande medida, garante o desenvolvimento do país, seja no âmbito moral e social quanto no econômico, como já afirma nossa Constituição Federal”, destacam.

Serão convidados: Domenico Sturiale, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO); Marcos Marques de Oliveira, mestre em Ciência Política e doutor em Educação Brasileira; Augusto Carvalho Righi, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF); Patrícia Cardozo, advogada e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Tiago Stefanon, representante da Rede Nacional em Defesa da Família.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *