Educação debate desafios da Universidade Aberta do Brasil


A pedido do deputado Giuseppe Vecci (GO), a Comissão de Educação realizará nesta terça-feira (9) audiência pública para debater a Universidade Aberta do Brasil (UAB), seus resultados e desafios. A UAB consiste em um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior a distância para camadas da população que têm dificuldades de acesso à formação. A prioridade é atender professores da educação básica da rede pública, dirigentes, gestores e profissionais que atuam na educação básica. O debate está marcado para as 10h, no Auditório Freitas Nobre.

Segundo o deputado, a intenção é evidenciar os resultados e os desafios que o sistema enfrenta. Criada em 2005 pelo Ministério da Educação, a UAB tem como maior objetivo ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de graduação, além de reduzir as desigualdades na oferta e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

Atualmente, o sistema é composto por 555 polos nos 26 estados e no Distrito Federal. Destes, 288 estão em atividade e 267 em fase de implantação. A UAB oferece cursos de mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial, voltados a professores das áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física (ProFis); Artes (ProfArtes); e História (ProfHistória). Também oferece no mesmo formato o curso em Administração Pública (ProfiAP) e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua).

Vecci ressaltou que é importante o colegiado aprofundar os conhecimentos sobre a expansão da UAB, principalmente em um momento de avanços da educação a distância no Brasil. De acordo com dados do último Censo da Educação Superior, de 2015, o número de concluintes em graduação a distância cresceu 23,1%, enquanto na modalidade presencial cresceu apenas 9,4%.

Confirmaram presença na audiência: Carlos Lenuzza, diretor da Capes e presidente da UAB, representando o MEC; João Vianney Valle dos Santos, consultor de Educação a Distância; Welinton Baxto da Silva, representante da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED); Julio Cesar da Silva, presidente da CIMPRO, ex-reitor e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; e Giovana Dal Bianco Perlin, consultora educacional, doutora e mestre em Psicologia.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *