Eduardo Barbosa articula solução para o orçamento da Seguridade Social


Em reunião da Comissão de Seguridade Social nesta quarta-feira (4), o deputado Eduardo Barbosa (MG) relatou o trabalho que está sendo realizado por um grupo de parlamentares do qual faz parte para recompor o orçamento do setor no Orçamento de 2018. O tucano se manifestou logo após uma apresentação feita pelo ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social) no colegiado.

Preocupado com as estimativas para 2018, Barbosa vem participando de reuniões semanais com o ministro, que negocia o aumento dos valores com o Ministério do Planejamento. A meta é chegar a R$ 7 bilhões. Mas como os números não estão fechados, Barbosa ponderou que o ministro foi prudente ao não detalhar números. Ele ponderou que, na audiência de hoje, o foco era ouvir sub-relatores do Orçamento na área de Seguridade Social e consultores. Para Barbosa, é fundamental a interlocução dos parlamentares da Comissão de Seguridade Social com os sub-relatores. 

Em relação a este ano, as conversas resultaram no desbloqueio dos recursos de assistência para 2017, fazendo com que os compromissos para este ano sejam honrados. “Temos que focar agora no orçamento de 2018. Estamos acompanhando isso muito de perto”, ressaltou Barbosa.

Barbosa disse que é preciso ter efetividade. “Não estamos atuando para criar um impasse político, mas sim buscando solução para o orçamento”, ressaltou.  O ministro deve voltar na próxima semana à Câmara para dar mais informações aos deputados da comissão.

Ainda de acordo com o deputado, as políticas de assistência social no município dependem fortemente do orçamento da União. Além disso, os estados também não têm feito transferências regulares, dificultando o trabalho dos prefeitos na ponta, pois é nas cidades que as políticas do setor são executadas.

(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *