Eduardo Barbosa apresenta projeto que cria o Dia Nacional da Filantropia


Os deputados Eduardo Barbosa (MG) e Antonio Brito apresentaram essa semana o Projeto de Lei nº 8691/2017 que estabelece o dia 20 de outubro como o Dia Nacional da Filantropia. Barbosa justifica que a data chama atenção para o assunto, conscientizando a população sobre o trabalho que é realizado pelas entidades filantrópicas. “O trabalho filantrópico exige que todos os envolvidos tenham como alicerce os princípios de compaixão e de altruísmo. É essa concepção que hoje sustenta e que no futuro sustentará a filantropia”, afirmou.

“Uma data como essa trará uma mobilização de todos aqueles envolvidos com a filantropia, porém irradiando para comunidade, que às vezes não parou para pensar que essas instituições exercem funções relevantes e, na falta delas, teríamos um vazio de assistência”, afirmou o deputado. A data e a importância da sua instituição por lei foi debatida em audiência pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família na última semana, na qual o deputado participou como palestrante convidado.

A intenção é que, antes mesmo da data ser instituída oficialmente, o próximo dia 20 de outubro já seja marcado com iniciativas e ações das entidades filantrópicas, para assim, a data ser legitimada enquanto o parlamento não a formaliza.

De acordo com os deputados, no Brasil existem mais de 9.000 instituições beneficentes de assistência social que praticam a filantropia de forma reconhecida pelo Estado, além de milhares de outras que também o fazem sem estarem escritas nos livros oficiais, formando uma rede importante de entidades que buscam ajudar ao próximo, complementando e muitas vezes substituindo o papel do Poder Público.

“A criação dessa data não se destina tão somente a comemorar as realizações alcançadas, mas visa, acima de tudo, incentivar as gerações futuras para assumirem esse papel, para levar adiante o sentido mais amplo da palavra, que se baseia na preocupação com o próximo e com o bem coletivo”, ressaltou o deputado.

O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados para designar em quais comissões será analisado.

(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *