Deputado Geraldo Resende faz palestra no Paraná sobre saúde do idoso

O deputado Geraldo Resende (MS) participou, na manhã desta sexta-feira (29), de uma missão oficial da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados. O evento foi realizado em Cascavel (PR). O parlamentar proferiu uma palestra sobre a saúde do idoso no Brasil.

Geraldo, que é membro titular da CIDOSO, destacou o aumento da longevidade do brasileiro. No entanto, alertou para a necessidade do país estar preparado para essa nova realidade. “A expectativa de vida no Brasil está em mais de 75 anos em uma média, entre homens e mulheres. Esta é uma tima notícia, mas temos que mudar a lógica ao enxergar o idoso. O idoso no Brasil quer preencher o seu tempo de vida e tem que ter serviços e equipamentos públicos para isso”, afirmou.

Segundo o último levantamento do IBGE, as mulheres apresentam expectativa de vida de 79,1 anos e os homens 71,9. De 1940 a 2015, a esperança de vida no Brasil para ambos os sexos passou de 45,5 anos para 75,5 anos, um aumento de 30 anos. “Em 1940, um indivíduo ao completar 50 anos tinha uma expectativa de vida de 19,1 anos, vivendo em média 69,1 anos. Hoje vive até 80 anos”, explicou Resende. No Brasil, o número de pessoas idosas é superior a 27 milhões. Esse quantitativo equivale a 13% da população. “O país ocupará até 2025, o 6º lugar no ranking mundial de pessoas idosas. Em 2060, para cada 100 pessoas economicamente ativas, existirão 66 pessoas com mais de 65 anos”.

Segundo relatório do Ministério da Saúde, 85% dos idosos apresentam pelo menos uma doença crônica, e cerca de 10% tem no mínimo cinco dessas doenças. “Doenças do aparelho circulatório são responsáveis por 24% das internações de pessoas com mais de 60 anos, patologias no aparelho circulatório vem em segundo lugar com 14,90% das internações e no aparelho digestivo aparece em terceiro lugar com 10,45% das internações”, informou Resende.

Geraldo Resende destacou a importância de atividades socais. Cerca de 24% dos idosos participam de atividades em clubes e centros de convivência. As mulheres (28,1%) frequentam mais que os homens (19,2%). “Acabamos de colocar em funcionamento, por meio de emenda de minha autoria o Centro de Convivência do Idoso de Navirai. Este foi um investimento de R$ 1,2 milhão. Garantimos recursos para a construção do Centro de Convivência do Idoso de Eldorado e Nova Alvorada do Sul. Os projetos estão em análise. O de Glória de Dourados, construído com recursos viabilizados pelo nosso mandato, funciona há mais de cinco anos”, finalizou Resende.

Participaram também da missão oficial as deputadas Leandre Dal Ponte (PV-PR) e Carmen Zanotto (PPS-SC).

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
29 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *