Bandeiras do campo


Presidida por Nilson Leitão, FPA entrega demandas do setor ao governador Alckmin

Governador defendeu políticas de infraestrutura para o agronegócio em Brasília.  Foram três reuniões no DF com entidades e grupos ligados ao setor.

Durante compromissos em Brasília, governador defendeu políticas de infraestrutura para o agronegócio.

Com a presença de entidades do setor e cerca de 60 parlamentares, inclusive de vários deputados do PSDB, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu nesta terça-feira (12) o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Apresentamos as demandas do setor produtivo, a incansável luta de nossos parlamentares no sentido de firmar uma legislação que garanta a segurança jurídica no campo e a superação dos tantos entraves encontrados no desenvolvimento da atividade agropecuária no Brasil. A participação dos governadores é fundamental nesse processo”, disse o presidente da FPA, deputado Nilson Leitão (MT).

De acordo com o documento entregue ao governador (leia a íntegra), a pauta defendida pelo setor passa pelo novo licenciamento ambiental, pela demarcação de terras indígenas, terras para estrangeiros, garantia de segurança jurídica aos produtores rurais, entre outros. “Ciente de sua grande contribuição para o debate de fortalecimento da agropecuária brasileira, é com muita cordialidade que apresento nossas considerações a fim de esclarecer nosso posicionamento sob o horizonte da construção de um novo momento do país”, ressalta Leitão.

Esta não foi a única agenda do governador na capital federal para discutir medidas de melhorias para o desenvolvimento do agronegócio. Alckmin também participou da reunião do Conselho do Instituto Pensar Agro (IPA) e se encontrou com o comitê de Agroenergia da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Além das iniciativas para aperfeiçoar a infraestrutura e logística, o governador defendeu uma reforma da Previdência que acabe com privilégios.

 Alckmin sustentou uma ação governamental de apoio ao agronegócio por meio da melhoria da infraestrutura de logística, que permita o transporte seguro e de baixo custo para insumos e a produção agrícola. “Infraestrutura é solução e é emprego” afirmou o governador na reunião da FPA. Em São Paulo, o Estado tem apostado no aperfeiçoamento dos programas de concessão para garantir investimentos em infraestrutura por meio da iniciativa privada. No caso da agricultura, os maiores benefícios têm vindo da concessão de estradas, que promovem o aprimoramento da malha viária sem onerar os cofres públicos.

O govenador também ressaltou os investimentos que estão sendo feitos na hidrovia Tietê-Paraná. Com investimento de R$ 203 milhões, o Governo de São Paulo está ampliando e desassoreando do canal Nova Avanhandava, o que vai resolver um gargalo na passagem de embarcações e beneficiará todo o centro-sul do País, em especial Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

O ministro das Cidades, deputado federal licenciado Bruno Araújo (PE), também esteve presente à reunião. “A FPA promove uma das mais produtivas reuniões da Câmara dos Deputados e contribui fortemente para o desenvolvimento do país”, ressaltou. Para o senador José Serra (PSDB-SP), é urgente ampliar o debate sobre o agronegócio com foco no desenvolvimento econômico brasileiro. A FPA pretende “esquentar” o calendário de reuniões para trabalhar a pauta do setor com os mais diversos atores políticos e econômicos.

(Da redação, com informações do Governo de São Paulo e FPA/foto: Sérgio Dutti)

Compartilhe:
12 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *