Qualificação profissional


A pedido de Vecci, Comissão de Educação debate nesta quinta impactos do novo ensino médio

Qualquer cidadão poderá participar da audiência sugerida por Vecci por meio do portal e-Democracia.

Qualquer cidadão poderá participar da audiência sugerida por Vecci por meio do portal e-Democracia.

A Comissão de Educação promoverá reunião de audiência pública nesta quinta-feira (31) para debater o novo ensino médio e os impactos para a educação profissional de nível técnico. O deputado Giuseppe Vecci (GO), autor da proposta para a realização do debate, considera importante dimensionar esse impacto, junto com especialistas, e os próprios estudantes do ensino médio. Os deputados Lobbe Neto (SP), Danilo Cabral (PSB/PE) e Flavinho (PSB/SP) também assinaram o requerimento.

A reunião está marcada para as 9h30, no plenário 10 da Câmara dos Deputados. Qualquer cidadão pode participar pelo e-democracia. As perguntas podem ser feitas ao vivo ou antecipadamente no endereço https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/372.

Segundo o parlamentar, um dos aspectos mais relevantes da reestruturação do ensino médio é a criação dos chamados itinerários informativos, ou seja, a área de conhecimento direcionada para a área que o estudante pretende atuar e na qual deve se especializar durante o período que cursar o ensino médio.

“Isso certamente vai criar condições de aproveitamento de vivências técnicas que existem no mundo do trabalho, com a criação de uma certificação intermediária para qualificação para o trabalho”, disse o parlamentar. Ele ressalta que as escolas técnicas brasileiras correm o risco de certificar pessoas sem criar profissionais. “Essa audiência pública cria a possibilidade do saber profissional, sem criar profissões. Essa mudança cria a possibilidade do saber profissional e ter uma profissão efetiva”, disse.

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Os arranjos curriculares serão organizados de acordo com as áreas de conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional, conforme determina a Lei 13.415/2017, que reformulou as diretrizes e bases da educação nacional.

Para Vecci, a mudança reforça a formação técnico-profissionalizante e vai criar melhores oportunidades para os jovens que saem do ensino médio e pretendem entrar no mercado de trabalho. Ele ressalta que o debate vai avaliar como esse processo de mudança está sendo feito.

“Penso que a possibilidade dessa vertente da reforma administrativa não tira a qualidade do curso, é rápida e barata”. Ele explica que a base curricular ainda não foi totalmente definida e a opinião de profissionais experientes em muito contribuirá para a definição da base curricular, de acordo com a nova dinâmica do curso.

Giuseppe Vecci diz que, para ele, não basta ter diploma ou certificação de segundo grau. Hoje, é preciso haver prática e conhecimento profissional para um maior nível de empregabilidade em qualquer lugar do Brasil.

Convidados
Foram convidados a secretária nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Neves Braga Nascimento; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Silvio de Sousa Pinheiro; o diretor de Educação e Tecnologia da CNI e diretor-Geral do SENAI e Superintendente do SESI, Rafael Lucchesi; o representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e secretário de Educação da Paraíba, Alessio Trindade de Barros; o professor do SESC/RJ Mateus Geraldo Xavier; e a diretora-Superintendente do Centro Paula Souza, Laura Lagana.

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

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29 agosto, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

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