Defesa Nacional


Comandante da Marinha detalha projetos estratégicos na Comissão de Relações Exteriores

34704471002_d436771972_oA Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara recebeu nesta quarta-feira (24) o comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que apresentou prioridades e projetos da área. Os parlamentares que compõem a comissão demonstraram apoio à Marinha e se colocaram à disposição para que a parceria com o colegiado seja reforçada em prol da Defesa Nacional.

O almirante destacou o trabalho da Marinha na Amazônia Azul, que é a área oceânica brasileira, e afirmou que a força tem buscado embasar todas as suas ações na Estratégia Nacional de Defesa, que tem três tarefas básicas: impedir um potencial adversário de usar o mar em benefício dele, o que se faz por meio de submarinos; garantir o uso do mar em benefício do país, com o uso de navios; e a projeção de poder sobre terra, com os fuzileiros navais.

“Problemas podem aparecer e não podemos esperar, temos que estar prontos. Há novas ameaças como o recrudescimento da pirataria, os problemas de terrorismo, de tráfico e outros”, afirmou o almirante, ao garantir que todos os esforços possíveis têm sido empreendidos no sentido de garantir a proteção da soberania nacional.

A presidente da CREDN, deputada Bruna Furlan (SP), afirmou, ao final do encontro, que a exposição do almirante foi esclarecedora e importante para que os parlamentares tenham conhecimento preciso dos projetos estratégicos da Marinha do Brasil para que no momento adequado possam trabalhar para que os recursos sejam alocados para o desenvolvimento dessas iniciativas.

A tucana comemorou o anúncio feito pelo almirante de que, em março de 2018, o Brasil inaugurará a nova Estação Antártica Comandante Ferraz. “Ficamos felizes com isso. Muitos parlamentares, por meio da Frente Parlamentar em Defesa do Pró-Antar, contribuíram com suas emendas individuais e nós sabemos que existe esse esforço do parlamento para a realização desse projeto de pesquisa pelos resultado e qualidade das pesquisas desenvolvidas, importantes para o nosso futuro”. As obras em curso vão substituir a estrutura da base brasileira consumida por um incêndio há quase cinco anos.

Bruna garantiu que a Marinha, assim como Exército e Aeronáutica, tem o apoio irrestrito da CREDN. “Existe no Parlamento uma pluralidade de ideias, mas quando se fala das Forças Armadas, não há oposição, pensamos todos na mesma direção, que é a do desenvolvimento, pois são essas forças que guardam e protegem a soberania nacional”, ressaltou.

O deputado Rocha (AC) reforçou a importância da Marinha do Brasil. “Ela chega onde nenhum outro ente de Estado consegue ir, levando serviços e assistência a comunidades ribeirinhas nos mais distantes rincões. Esse trabalho é vital para aquelas populações que não têm acesso a serviços do Estado, como os de saúde.

Ao parabenizar a Marinha por esse trabalho e garantir o apoio de seu mandato às Forças Armadas, o tucano lamentou que os últimos governos não tenham dado a atenção necessária aos militares. “Não foi prioridade para a maioria dos governos, o que levou à situação que estamos hoje de corte de orçamento e evasão grande de recursos humanos das nossas forças”.

Para o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), as melhorias para as Forças Armadas só acontecerão, de fato, quando a economia brasileira voltar a crescer. Segundo ele, nos últimos seis anos, a economia mundial cresceu, em média, 20%, enquanto o Brasil ficou em -0,7%.

“É por isso que as Forças Armadas estão sucateadas, como tudo nesse país: escolas, hospitais, etc. Não há dinheiro para os maravilhosos projetos que a Marinha está desenvolvendo. Podemos resolver isso no plenário da Câmara aprovando medidas para mudar esse cenário. Se não mudarmos esse quadro previdenciário, tributário e trabalhista tudo continuará sucateado, os salários defasados. Se o país não crescer, não tem saída”, explicou.

O tucano reafirmou o compromisso da CREDN com as Forças Armadas.  “Aqui há deputados de todos os partidos que querem ajudar a Marinha e as Forças Armadas no geral”.

A audiência com o comandante da Marinha faz parte de um ciclo de encontros com os comandantes das Forças Armadas promovido pela CREDN para conhecimento das demandas da área. O comandante do Exército ainda será ouvido. A presidente do colegiado espera ainda realizar debate, ao final do ciclo, com o ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.

(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 maio, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *