Economia


Queda na renda é consequência de ações erradas adotadas no governo petista, avalia Rocha

rochaA pior recessão da história brasileira fez a renda média do brasileiro cair 9,1%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cenário de desemprego, que fechou 2016 em 12%, e o alto nível de endividamento da população se somaram ao problema, e como reflexo, o consumo das famílias está cada vez pior. O indicador de consumo é um dos principais motores da economia brasileira, e, por causa da baixa rentabilidade, passou por uma queda de 4,2% no ano, após ter caído 3,9% em 2015. O deputado Rocha (AC) teme que a situação diminua o ritmo de retomada do crescimento, e lembra que as medidas que resultaram nesse quadro partiram de iniciativas do governo do PT.

“O que nós estamos vivendo, na verdade, é o resultado de 13 anos de desgoverno, de políticas equivocadas que levaram o país ao caos. É bom que se diga que todas as medidas que foram tomadas ao longo dos últimos treze anos geraram esse quadro. Um dos exemplos agora é a questão elétrica. Hoje o consumidor vai ter que pagar pelos erros da ex-presidente Dilma cometidos na véspera da eleição [de 2014]”, relembrou.

A magnitude dessa queda foi também acompanhada do baixo desempenho da atividade econômica no ano passado, que sofreu uma retração de 3,6%. Para que haja reação, Rocha sugere que se discutam com prudência as reformas em trâmite no Legislativo. Para o tucano, a renda do trabalhador sofre com o peso da carga de impostos.

“A solução é discutir as reformas, com muita prudência e cuidado. E a reforma tributária, para mim, é essencial. O governo vai ter que entender que precisa abrir mão de receitas se quiser aquecer a economia e fazer com que o Brasil saia do marasmo em que ele se encontra. Nós temos que rever essa carga tributária que hoje é extorsiva. Não dá mais para se pensar em aumento de impostos. Não há mais espaço para isso”, declarou.

Neste ano, após mudanças no quadro político e econômico, a renda média do trabalhador manifestou leve melhora, ficando em R$ 2,056 no trimestre encerrado em janeiro deste ano, um pouco acima do registrado no mesmo período, em 2016.

(Da Agência PSDB/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *