Bancada da capital


Izalci propõe criação de Comitê Permanente para ajudar DF a sair da crise

COMITE 5Tendo em vista o grave momento político-administrativo- financeiro por que passa o Distrito Federal, os deputados distritais, federais e senadores eleitos pela capital do País se reuniram nesta terça-feira (31) para firmar um pacto pelo DF. O coordenador da bancada no Congresso, deputado Izalci Lucas (DF) sugeriu aos colegas a criação de um Comitê Permanente de Avaliação Estratégica (CPAE) para ajudar o Distrito Federal a sair da crise em que se encontra. Aprovada pelos parlamentares a sugestão será levada ao governador Rodrigo Rollemberg.

O CPAE será composto por 1 senador, dois deputados federais e 3 deputados distritais. O coordenador da bancada federal e o presidente da Câmara Legislativa terão assento garantido, além das demais cotas anteriormente citadas. O Comitê terá reuniões quinzenais com o governador e/ou membros do governo local por ele indicados para o levantamento de dados e a apresentação de sugestões setoriais para ações de curto prazo e também para a definição de programas estratégicos de médio e longo prazo. Poderá ainda propor reuniões com entidades de classe ou quaisquer outras representantes da sociedade organizada do DF com vistas a levantar dados e sugestões para a melhor definição dos rumos político, administrativo e financeiro do Distrito Federal.

O CPAE terá funções apenas consultivas e de aconselhamento, sendo que o governador terá plena liberdade para acatar ou não as sugestões apresentadas pelo Comitê.

O deputado Izalci sugeriu também alguns temas prioritários para o debate e deliberação dos parlamentares. Dentre eles, a CRISE HÍDRICA para se buscar resolver as questões que travam Corumbá IV; a definição no PDOT e na LUOS de áreas para desenvolvimento econômico em cada Região Administrativa; a recuperação dos recursos do Fundo Constitucional que hoje giram em torno de R$ 1 bilhão; a regularização fundiária por meio de parceria com a Polícia Federal, Forças Armadas, Ministério Público e TJDT a exemplo do que está sendo feito no Pará e Amazonas e, por fim, a questão das tarifas do transporte público com possível avaliação dos contratos celebrados com as empresas. Outros assuntos como Saúde e Segurança também estão na lista de prioridades.

Izalci, que coordena a bancada do DF no Congresso, disse que a intenção dos parlamentares é ajudar o Distrito Federal a sair da crise e voltar a oferecer oportunidades e serviços de qualidade à população. “Tem coisas que são da esfera da política local e outras que são da federal. Vamos buscar essas alternativas juntos”, lembrou o tucano.

O encontro reuniu os senadores Cristovam Buarque (PPS-DF), José Antonio Reguffe (sem partido), deputados federais da bancada do DF – Izalci Lucas (PSDB-DF), Laerte Bessa (PR-DF), Rogério Rosso (PSD-DF), Alberto Fraga (DEM-DF), Roney Nemer (PP-DF), Augusto Carvalho (SD-DF) e Ronaldo Fonseca (PROS-DF), além dos distritais Celina Leão (PPS-DF),Wasny de Roure (PT-DF), Joe Vale (PDT-DF), Raimundo Ribeiro (PPS-DF), Cristiano Araújo (PSD-DF), Wellington Luiz (PMDB-DF) e Robério Negreiros (PSDB-DF).

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
3 fevereiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *