Atualização


PL de Abi-Ackel propõe criação de plano de Redes Elétricas Inteligentes para aperfeiçoar distribuição e medição de energia

ABI-ACKELO desenvolvimento de redes elétricas inteligentes no Brasil é uma aposta do deputado Paulo Abi-Ackel (MG) para aperfeiçoar a medição, o uso e o consumo de energia elétrica. Com o PL 2932/2015, que dispõe sobre o Plano Nacional de Redes Elétricas Inteligentes, o parlamentar sugere a instalação de sistemas evoluídos tecnologicamente que possibilitariam, entre outras coisas, o aumento da confiabilidade na aferição, a agilidade nas demandas de restabelecimento de energia elétrica e a venda de eletricidade produzida pelos próprios consumidores. O tucano explica que os sistemas de distribuição e cobrança em funcionamento hoje são rudimentares e pouco confiáveis.

“O sistema de distribuição e de cobrança de energia elétrica já se encontra bastante obsoleto. Ninguém mais acredita e confia nos relógios com leitura física das concessionárias de energia elétrica. E com a tecnologia hoje existente, é possível fazer isso através dos sistemas inteligentes”, destacou.

Entre os benefícios do controle inteligente do uso da energia, o projeto prevê que a inspeção poderá evitar os picos de consumo excessivo que causam apagões, detectar perdas de energia causadas por práticas ilícitas e até permitir a associação de outras fontes de energia, como a solar e a eólica. O deputado ressalta também que esses sistemas poderão permitir, no futuro, que os próprios consumidores produzam e vendam a energia sobressalente em suas residências, resultando em uma redução das tarifas.

“Esses sistemas inteligentes poderão, em uma etapa posterior, fazer com que os próprios consumidores de energia elétrica se tornem também produtores. Trata-se daquela energia elétrica que, através de equipamentos próprios em suas casas, não é consumida, muitas vezes por pouco uso do morador daquela residência”, acrescentou o parlamentar. O projeto está em tramitação na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

(Da Agência PSDB/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
27 janeiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *