Relações Exteriores


Deputados homenageiam Colômbia por solidariedade prestada na tragédia da Chapecoense

Presidida pelo PSDB, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara (CREDN) recebeu, nesta quarta-feira (14), o embaixador da Colômbia no Brasil, Alejandro Borda, para uma homenagem ao povo e ao governo colombianos e ao Clube Atlético Nacional de Medellín. A 31269620040_98a7635f6e_kcerimônia foi uma forma de agradecimento dos parlamentares brasileiros pelas demonstrações de apoio e solidariedade dedicados aos familiares, amigos e fãs das vítimas do voo da Chapecoense.

“Esse convite foi feito para expressarmos os sentimentos de gratidão e admiração que o povo brasileiro tem para com os nossos irmãos colombianos pelas inúmeras demonstrações de apoio, solidariedade, generosidade, afeto e humanismo dedicados aos familiares, amigos e fãs das vítimas  daquele acidente aéreo”, apontou o presidente da CREDN, deputado Pedro Vilela (AL).

O avião da LaMia com destino a Medellín caiu na madrugada do dia 29 de novembro. 71 pessoas morreram, entre jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes da Chapecoense, tripulantes, jornalistas e convidados que acompanhavam a delegação. O time disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Nacional, que após a tragédia pediu à Comebol que concedesse o título do campeonato ao time brasileiro.

De acordo com o presidente da CREDN, a Colômbia, por meio das autoridades do estado de Antioquia e do seu povo, da direção do Atlético e dos profissionais de imprensa, deu uma lição de fraternidade, solidariedade e generosidade jamais vistas, desde o regate às vítimas, o atendimento médico, o apoio aos familiares, até a manifestação de milhares de colombianos que lotaram o estádio e as ruas para prestar homenagens aos brasileiros numa belíssima e emocionante cerimônia. “Dificilmente a história mundial conhecerá algum outro gesto de tamanha grandeza e sinceridade de um povo para com outro”, destacou Vilela.

​O 1º vice-presidente da comissão, deputado Luiz Carlos Hauly (PR), lembrou que o episódio com a delegação da Chapeconse foi um dos mais tristes momentos da história esportiva do Brasil e do mundo. Segundo ele, naquele momento o Brasil estreitou os laços com o povo colombiano devido ao carinho e solidariedade prestados. “Aos colombianos fica a nossa gratidão eterna pela demonstração de fraternidade dada”, disse.

15327462_1508790535804469_2030270461241468505_n

Estádio do Atlético Nacional recebeu colombianos em brasileiros em uma emocionante homenagem às vítimas.

O deputado Vanderlei Macris (SP) lembrou que a relação do Brasil com a Colômbia sempre foi muito boa, mas esteve restrita ao campo diplomático e político. “Agora, depois desse momento difícil que enfrentamos, passou a ser algo dos dois povos. É na hora da dor que conhecemos os verdadeiros amigos e encontramos esses amigos nos colombianos. Fica a nossa gratidão pela forma como fomos acolhidos. Dois povos se uniram. É realmente na dificuldade que vemos o quão irmãos somos uns dos outros”.

A deputada Bruna Furlan (SP) falou diretamente ao embaixador Alejandro Borda, a quem disse que seu país deu ao mundo um grande exemplo de solidariedade. “Ficamos todos emocionados pela tragédia, mas também pela forma como nos acolheram. Leve ao seu país nosso abraço e gratidão pela forma como nos ajudou a enfrentar a dor pela qual passamos”, disse.

O embaixador agradeceu a homenagem e relatou a emoção de ter representado a Colômbia durante o velório coletivo ocorrido na Arena Condá, em Chapecó (SC), quatro dias após o acidente.  Para ele, aquele dia ficará marcado em sua memória como o mais “estremecedor” de sua carteira diplomática, diante de todo sentimento e comoção.

Borda narrou que foi extremamente comovente receber os abraços e considerações de familiares e torcedores, e ouvir as mensagens entoadas, além de ver de perto a emocionante chegada dos corpos e o cortejo com a bandeira do Atlético ao lado da bandeira da Chapecoense.

“Foram momentos que me deixaram profundas marcas de gratidão. Agradeço profundamente as homenagens e agradecimentos que temos recebido de pessoas de todas partes do Brasil. Isso só reforça o nosso sentimento irmandade. O povo colombiano nutre um grande carinho pelo Brasil”, declarou o embaixador.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *