Será nesta quarta às 14h


Entraves para aposentadoria da pessoa com deficiência serão debatidos em seminário

 barbosaA Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove seminário nesta quarta-feira (14) para debater os entraves para a concessão de aposentadoria especial da pessoa com deficiência. Marcado para começar às 14h no plenário 13, o debate atende a requerimento do deputado Eduardo Barbosa (MG), subscrito pela deputada Carmen Zanotto (PPS-SC). 

De acordo com o tucano, a Lei Complementar 142/2013 regulamenta a Constituição Federal quanto à concessão de aposentadoria especial aos segurados com deficiência, do Regime Geral da Previdência Social (RGPS). As condições previstas na Lei Complementar preveem que regulamento do Poder Executivo defina o que seja deficiência grave, moderada e leve para a avaliação da pessoa com deficiência no momento que esta solicita a concessão da aposentadoria especial. 

O parlamentar destaca que ainda está pendente a aprovação de lei complementar para definir os critérios de concessão da aposentadoria especial do servidor público, segurado do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). “Até o momento, as concessões de aposentadoria de servidores públicos têm se efetivado por meio de Mandado de Injunção, fazendo com que o segurado tenha que judicializar uma questão de direito, levando muitos a terem seus períodos laborais estendidos por prazos indefinidos e, como consequência, agravamento das suas condições funcionais e de saúde”, explica o deputado.

(Da assessoria do deputado, com informações da Agência Câmara/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *