Relações Exteriores


A convite de Vilela, chanceler José Serra vem à Câmara na 4ª para debater perspectivas nas relações exteriores

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza audiência pública nesta quarta-feira (7) com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, para debater os aspectos mais relevantes que figuram na agenda da política externa brasileira e as perspectivas de atuação do Ministério das Relações Exteriores para os próximos anos. Marcado para as 14h no plenário 12, o encontro será realizado a pedido do deputado Pedro Vilela (AL), presidente do colegiado.

“É relevante e oportuno conhecer a visão do Itamaraty sobre as ações necessárias à participação do Brasil em fóruns regionais como a Unasul e o Mercosul; as perspectivas para o Brasil no âmbito do BRICS e com os grandes polos econômicos, como os EUA, China e União Europeia; além da ampliação e do estabelecimento de novas relações políticas e econômicas em todos os continentes”, destaca Vilela.

No último dia 22, a comissão realizou audiência pública com a participação do ministro da Defesa, Raul Jungmann. Na ocasião, foram apresentados e discutidos os planos da área para os próximos anos. Os comandantes das três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) também estiveram presentes.

PRINCÍPIOS

Em maio, vários integrantes da bancada do PSDB na Câmara prestigiaram a cerimônia de posse de Serra no Itamaraty. Já naquela ocasião, os parlamentares do PSDB avaliaram que o discurso do novo chanceler deixava muita clara a diferença de postura em relação à fracassada política externa do governo petista. “A diplomacia voltará a refletir de modo transparente e intransigente os legítimos valores da sociedade brasileira e os interesses de sua economia, a serviço do Brasil como um todo, e não mais das conveniências e preferências ideológicas de um partido político e de seus aliados no exterior”, destacou Serra, que apresentou dez diretrizes que norteariam sua gestão. 

Na semana passada, o chanceler representou o governo brasileiro na cerimônia em homenagem às vítimas do acidente aéreo envolvendo a Chapecoense. Serra disse ter vivido a maior emoção da sua vida ao discursar no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, Colômbia. Nesta mais recente viagem internacional, o tucano pôde acompanhar de perto o trabalho de apoio às vítimas. 

(Da redação, com informações da Agência Câmara/foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
5 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *