Conjuntura política


“O maior derrotado dessa eleição foi o PT”, diz Jutahy em entrevista a jornal baiano

Em entrevista ao jornal “Tribuna da Bahia” (leia a íntegra), o deputado Jutahy Junior (BA) fez uma análise dos resultados eleitorais na Bahia e no Brasil. O tucano destacou a derrocada do PT nas eleições municipais e os reflexos nas próximas disputas. “O maior derrotado dessa eleição, nacionalmente e na Bahia, foi o PT”, resumiu. Para ele, a fragilização da legenda nacionalmente implicará no enfraquecimento do PT baiano.

Segundo ele, a gestão petista no seu estado “passa por grandes dificuldades”. “Tem questões que eu não consigo entender como não tenham sido solucionadas nos governos do Wagner e do Rui Costa. A coisa mais escandalosa é o Centro de Convenções. Não se justifica anos e anos a Bahia perdendo a oportunidade de se trazer grandes eventos por causa da questão disso”, lamentou. Jutahy também cobrou petistas sobre promessas eleitoreiras, como a ponte Salvador-Itaparica e a duplicação Ilhéus-Itabuna.

Para ele, houve nas urnas uma repulsa da população ao que o PT produziu: o maior escândalo de corrupção de um país democrático na história – o petrolão, e as consequências gravíssimas na vida das pessoas em função dos mais de 12 milhões de desempregados. “É mais grave que a recessão do século passado, de 1930. Não tem precedente. A população repudiou o PT pelo que aconteceu na vida delas”, declarou. Ainda segundo ele, as urnas derrotaram amplamente a tese do discurso do golpe.

Ao comentar a vitória acachapante de ACM Neto, Jutahy disse que a população reconheceu a “ótima administração” do prefeito, notabilizado como o melhor prefeito das capitais. “O povo de Salvador deu uma vitória que não tem similar na história. 74% é uma votação extraordinária, fruto do trabalho administrativo e da liderança pessoal que ele exerce na cidade”, apontou. Para o tucano, ACM Neto deve ser candidato ao governo do estado. Neste caso, ele teria o apoio do PSDB, que pleitearia uma das duas vagas ao Senado na chapa.

Em relação ao resultado das eleições para o PSDB, Jutahy destacou que houve um crescimento em número de votos para o partido na eleição para prefeito em relação a 2012 e também uma expansão no número de eleitos, tanto de prefeitos quanto de vereadores. Além disso, foi alcançada uma presença maior no estado, além do fato de que foram feitas alianças dentro da luta da oposição na Bahia.

Em relação ao governo Michel Temer, Jutahy Junior disse que o Brasil vive um momento de reconstrução. “Nada é mais desesperador do que o desemprego, falta de perspectiva de crescimento do país. Estávamos descendo a ladeira em um caminhão sem freio, em uma situação sem solução. Agora paramos de piorar e vamos melhorar”, declarou.

Para ele, o caminho adotado é o correto, visando a austeridade fiscal, como é o caso da PEC 241, que estabelece um teto de gastos. Além disso, as instituições estão funcionando de forma democrática, em “uma transição importante para chegarmos em 2018 e elegermos um candidato com liderança para levar o Brasil avante no processo de modernização e reformas, que é importante.”

Questionado sobre a Operação Lava Jato, o deputado disse que este é um processo que não tem influência das forças políticas. “É uma questão do Judiciário e quem estiver envolvido vai ser condenado diante das provas que forem apresentadas. Eu sou a favor dos processos legais, ampla defesa, mas tenho a convicção total de que nada disso poderia ter chegado à dimensão que chegou sem o amplo conhecimento do ex-presidente Lula”, apontou Jutahy, que criticou a tese de que a Lava Jato é seletiva e só mira o PT.

(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 novembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *