Cidadania


Começa 13ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, uma iniciativa do deputado Lobbe Neto

Deputado Lobbe Neto e jovens que participaram da edição 2015 do PJB.

Deputado Lobbe Neto e jovens que participaram da edição 2015 do PJB.

Começa nesta segunda-feira (26) mais uma edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa realizado desde 2004 a partir de uma iniciativa do deputado Lobbe Neto (SP) aprovada pelos parlamentares. Esta é a 13ª edição do projeto, realizado anualmente com o objetivo de oferecer a alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático. A programação se estende ao longo de toda a semana, sendo que a sessão solene de posse dos deputados jovens e eleição da Mesa Diretora do PJB 2016 está marcada para as 9h30 desta terça-feira (27) no Plenário Ulysses Guimarães. 

O programa simula uma jornada parlamentar em que jovens estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados federais. O programa visa estimular a discussão de temas como política, cidadania e participação popular nas escolas, de forma a despertar os jovens para a reflexão crítica e a representação política.

Nesta edição, os 78 participantes do programa foram selecionados entre 1.425 inscritos. Os interessados em viver essa experiência tiveram que elaborar um projeto de lei visando melhorar a realidade do país. Essas propostas serviram de base para a seleção.

O autor do programa ressaltou que o PJB tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato. “O programa também visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular”, lembrou Lobbe Neto.

DESAFIOS

A quantidade de estudantes por estado é proporcional à representação de cada um deles na Câmara, definida com base na população. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados federais, terá 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal, com oito deputados, contará com um representante.

Para que pudessem se conhecer e entrar no clima do Parlamento Jovem, nas últimas semanas os estudantes selecionados foram convidados a participar de desafios, como a gravação de um vídeo, postado na fan page do programa, em que falam sobre eles próprios, sobre o projeto de lei apresentado e sobre as expectativas em relação à jornada na Câmara.

Eles também foram desafiados a registrar em vídeo comentários sobre frases de Ulysses Guimarães, cujo centenário será celebrado em outubro. Os vídeos serão exibidos durante a programação em Brasília.

PÚBLICO-ALVO

O Parlamento Jovem Brasileiro é direcionado a estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio ou do 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. São alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico www.camara.leg.br/pjbn e na fan page do PJB: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro

 (Da redação, com Agência Câmara e assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *