Parceria


Entidade é convidada para colaborar com subcomissão de enfrentamento do desaparecimento e tráfico de pessoas

elizeuO deputado Elizeu Dionizio (MS) convidou ontem a entidade International Centre For Missing & Exploited Children a colaborar nos trabalhos da Subcomissão de Enfrentamento ao Desaparecimento e Tráfico de Pessoas. O colegiado, instalado no mês passado na Câmara dos Deputados, é coordenado pelo parlamentar, que apresentou o requerimento de criação por causa de sua preocupação com o tema.

“Esta entidade internacional já tem um trabalho consolidado e respeitado no combate ao desaparecimento e tráfico de pessoas. Já neste primeiro encontro apresentaram um folder com dicas para os pais manterem a salvo seus filhos deste pesadelo. São 31 dicas que reforçam o que, nós pais, sempre falamos e dão novas orientações”, enfatizou Dionizio.

O parlamentar destacou um alerta da entidade que é a boa ação que as crianças tendem a fazer quando alguém pede uma informação. “Explique a seus filhos que se um carro se aproximar para pedir informações ou ajuda quando eles estiverem andando na rua, é importante manter distância do carro e informar o fato imediatamente a um adulto de confiança. Esse texto  consta no material de divulgação da entidade”, enfatizou Dionizio.

Um exemplo deste risco foi dado pela da Rede Globo atriz Letícia Sabatella na campanha #PrimeiroAssédio, que bombou as redes sociais com relatos de mulheres contando a primeira vez em que sofreram assédio sexual.

Ela disse que aos 12 anos voltava de ônibus da aula de ballet, no Teatro Guaíra, em Curitiba, quando, na rua da sua casa, deserta, de calçadas largas, um corcel vermelho parou à sua frente. Ela mais próxima aos jardins das casas do que da rua, ouviu um homem perguntar qual o nome da rua. Após responder, este homem fingiu não ouvir. Ela falou mais alto e “de algum modo ele fez com que eu me aproximasse do carro para que ele conseguisse “ouvir e entender” direito”, relata Sabatella.

A atriz famosa disse que foi a partir deste momento que ela viu que o homem que dirigia estava com olhos avermelhados e estatelados, com o órgão genital na mão. “Olhando fixamente em seus olhos, dei passos precisos, sem pressa, pra trás, peguei, sem tirar os olhos dos dele, um tijolo de um montinho de construção, atrás de mim e fiquei parada, pronta para o que viesse. Ele ainda hesitou, antes de partir lentamente, seus olhos em mim, eu o vi descer a rua ao longe, virar o carro e ainda voltar na minha direção, passando novamente pelo ponto onde eu o ameaçava com meu olhar fixo em seus movimentos, o tijolo na mão. Quando o vi desaparecer da minha vista, corri até minha casa, coração a mil, um nojo daquilo, a minha forma de medo”.

Por causa desse relato e outros que ilustram o risco a que uma criança está sujeita e para aprofundar o debate na subcomissão, bem como apresentar propostas concretas, o parlamentar sul-mato-grossense conversou ontem com Katia Dantas, diretora de Políticas para a América Latina & Caribe, da International Centre For Missing & Exploited Children, convidando-a para colaborar nos trabalhos da Subcomissão Permanente de Enfrentamento ao Desaparecimento e Tráfico de Pessoas.

Esta entidade civil dá orientações sobre cuidados para evitar o sequestro ou desaparecimento de crianças em vários países, inclusive no Brasil, tendo respeito social e reconhecimento internacional.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
14 julho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *