Novo tempo


Tucanos comemoram vitória de Rodrigo Maia na disputa pela presidência da Câmara

Deputados do PSDB comemoraram a escolha de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para presidir a Câmara dos Deputados. Apoiado pelo partido, o parlamentar foi eleito na madrugada desta quinta-feira (14). A disputa foi decidida no segundo turno. Maia venceu com 285 votos contra 170 do deputado Rogério Rosso (PSD-DF) e assume o cargo até fevereiro do ano que vem.

De acordo com secretário-geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP), a eleição do novo presidente significa o resgate da credibilidade diante da sociedade, além de um importante passo na solução de gravíssimos problemas que aguardam uma estabilidade política.

“Nosso partido o apoiou em cima de um discurso de resgatar a credibilidade da Câmara e os trabalhos do Parlamento que estavam totalmente comprometidos com essa transição e com essa falta de um presidente de direito e de fato”, disse. Torres também afirmou que os investidores, consumidores e toda a sociedade, de alguma forma, culpam a crise política pela situação da economia. “Acho que daremos uma resposta a essa crise e acredito que podemos esperar dias melhores para o Brasil”.

Play

O 1º vice-líder do PSDB, deputado Daniel Coelho (PE), disse que a expectativa é de que o novo presidente reestabeleça a estabilidade na Casa. O parlamentar criticou a gestão de Waldir Maranhão (PP-MA) nos últimos meses. Após tantas decisões equivocadas tomadas por Maranhão, Daniel diz esperar que uma página seja virada com a eleição de Maia.

“A expectativa é que a Casa consiga corresponder com a sociedade, consiga retomar as votações de interesse do país. Precisamos de democracia. É isso que o Brasil vem esperando”, pontuou Daniel.

O deputado e vice-presidente nacional do PSDB, Carlos Sampaio (SP), destacou a capacidade de Maia de resgatar a imagem da Casa. “Rodrigo Maia é um deputado que tem qualificação pessoal e condições de promover esse reencontro que nós precisamos fazer da Câmara para com a sociedade brasileira. O Parlamento precisa de tranquilidade e a sociedade quer o resgate da ética na política. O Maia é um presidente à altura do que a sociedade espera e dos enormes desafios do país”, concluiu.

O deputado Vitor Lippi (SP) celebrou a vitória de Maia. “Agora é o momento de cobrar, hora de caminhar junto com a Câmara para recuperarmos esse desgaste muito grande gerado pelos últimos presidentes. O Brasil agoniza na saúde, na segurança e na economia. Uma agenda positiva e eficiente tem que começar imediatamente! É isso que o povo brasileiro espera dessa Casa”, afirmou.

A deputada Mariana Carvalho (RO) também comemorou a eleição de Maia e desejou sorte ao colega no comando da Câmara. “Foi eleito para a presidência da Câmara, com 285 votos, o deputado Rodrigo Maia. Desejo boa sorte! Que faça um trabalho de união e resgate da credibilidade da Câmara”, disse

Para Miguel Haddad (SP), a eleição de Rodrigo Maia é um sinal de mudança. O parlamentar ressaltou sua expectativa pelo fim do fisiologismo no Parlamento. “Acende a esperança de termos uma Câmara voltada para os interesses nacionais. Esperamos dele uma pauta que valorize o desenvolvimento do país, principalmente na geração de empregos. Vamos ficar atentos e cobrar esse compromisso”, completou.

O deputado João Gualberto (BA) destacou que o apoio do PSDB foi decisivo na vitória do deputado do DEM. “Essa eleição deixou para trás o ‘centrão’ e um ciclo negativo deixado por Eduardo Cunha, que paralisou e prejudicou as atividades e a imagem da Casa. O PSDB, que não elegeu e nem apoiou Eduardo Cunha, foi fundamental para a sua saída e para a eleição do novo presidente. Agora é o momento de virar a página e encarar os desafios de projetos e reformas para o Brasil”, avaliou.

(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
14 julho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *