Reparação histórica


Papa e embaixador pedem que seja pautado projeto em prol da Associação Japonesa de Santos

Acompanhado pelos representantes da comunidade japonesa, João Paulo Papa conversa com o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy.

Acompanhado pelos representantes da comunidade japonesa, João Paulo Papa conversa com o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy.

O deputado João Paulo Papa (SP) e o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, apresentaram nesta terça-feira (5) ao primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, deputado Beto Mansur, a solicitação para que seja pautado, em regime de urgência, o Projeto de Lei 4476/1994, que devolve à Associação Japonesa de Santos a titularidade do casarão histórico localizado na Rua Paraná, 129.

Esse pedido foi formalizado por Papa, no mês de fevereiro, em requerimento encaminhado à Presidência da Câmara e que contou com a adesão de 343 deputados. Empenhado na luta da comunidade nipo-brasileira de Santos, o deputado já havia conseguido também o apoio do Cônsul-Geral do Japão, Takahiro Nakamae, à causa.

“Este encontro é resultado da iniciativa do deputado Papa. Viemos pedir apoio para que o projeto de lei possa, o quanto antes, seguir para o Plenário e, ao se concretizar, será muito simbólico para a relação entre nossos países”, declarou o embaixador Umeda.

Segundo o deputado Papa, o projeto de lei de autoria do ex-deputado Koyu Iha visa reparar os danos e inconvenientes causados aos imigrantes japoneses pelo ato expropriatório do governo aquela época. “A volta desse patrimônio para as mãos da comunidade japonesa fará uma reparação histórica e trará imensas possibilidades para a cidade de Santos e região, além de contribuir para preservar as tradições japonesas no Brasil”, ressaltou.

A audiência contou com a presença do vereador Sado Nakai, do terceiro-secretário da Embaixada do Japão, Sussumu Hirano, da deputada Keiko Ota e do deputado Luiz Nishimori, além de representantes da comunidade nipo-brasileira de Santos.

Comitiva – comunidade nipo-brasileira
Jorge Ajifu -presidente da Associação Japonesa de Santos
Osvaldo Teruya -diretor jurídico da Associação Japonesa de Santos
Shitiro Tanji -conselheiro da Associação Japonesa de Santos
Alcides Tadaki Sekitani – ex-presidente da Associação Japonesa de Santos

(da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 julho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *