Reparação histórica
Papa e embaixador pedem que seja pautado projeto em prol da Associação Japonesa de Santos
O deputado João Paulo Papa (SP) e o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, apresentaram nesta terça-feira (5) ao primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, deputado Beto Mansur, a solicitação para que seja pautado, em regime de urgência, o Projeto de Lei 4476/1994, que devolve à Associação Japonesa de Santos a titularidade do casarão histórico localizado na Rua Paraná, 129.
Esse pedido foi formalizado por Papa, no mês de fevereiro, em requerimento encaminhado à Presidência da Câmara e que contou com a adesão de 343 deputados. Empenhado na luta da comunidade nipo-brasileira de Santos, o deputado já havia conseguido também o apoio do Cônsul-Geral do Japão, Takahiro Nakamae, à causa.
“Este encontro é resultado da iniciativa do deputado Papa. Viemos pedir apoio para que o projeto de lei possa, o quanto antes, seguir para o Plenário e, ao se concretizar, será muito simbólico para a relação entre nossos países”, declarou o embaixador Umeda.
Segundo o deputado Papa, o projeto de lei de autoria do ex-deputado Koyu Iha visa reparar os danos e inconvenientes causados aos imigrantes japoneses pelo ato expropriatório do governo aquela época. “A volta desse patrimônio para as mãos da comunidade japonesa fará uma reparação histórica e trará imensas possibilidades para a cidade de Santos e região, além de contribuir para preservar as tradições japonesas no Brasil”, ressaltou.
A audiência contou com a presença do vereador Sado Nakai, do terceiro-secretário da Embaixada do Japão, Sussumu Hirano, da deputada Keiko Ota e do deputado Luiz Nishimori, além de representantes da comunidade nipo-brasileira de Santos.
Comitiva – comunidade nipo-brasileira
Jorge Ajifu -presidente da Associação Japonesa de Santos
Osvaldo Teruya -diretor jurídico da Associação Japonesa de Santos
Shitiro Tanji -conselheiro da Associação Japonesa de Santos
Alcides Tadaki Sekitani – ex-presidente da Associação Japonesa de Santos
(da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta