Prioridade no SUS


Avança proposta de Mara em defesa de pacientes com doenças neuromusculares com paralisia motora

19147500480_b2d85ea626_kA Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou parecer favorável ao projeto de lei da deputada Mara Gabrilli (SP) que dispõe sobre a prioridade epidemiológica no tratamento de doenças neuromusculares com paralisia motora. A proposta prevê que essas pessoas acometidas por essas enfermidades recebam do Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos e equipamentos essenciais para sua sobrevivência inclusive aqueles necessários às comorbidades a elas relacionadas.

Os pacientes com doenças neuromusculares necessitam de cuidados especiais e do uso de aparelhos e equipamentos, como os que auxiliam na respiração, tendo em vista que uma das características em comum entre essas doenças é a dificuldade respiratória, causada pela falta de força da musculatura respiratória.

A proposta assegura ainda que o paciente receba, por escrito, informações acerca da disponibilidade dos medicamentos e equipamentos, por parte da autoridade de saúde responsável por seu fornecimento. A medida também prevê que a União terá que fomentar pesquisas científicas que tenham por finalidade prevenir, tratar e curar doenças neuromusculares que cursem com paralisia motora.

O projeto de lei já havia sido aprovado pela Comissão de Seguridade Social e agora segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *