Desvio de dinheiro


Nilson Leitão defende aprofundamento das investigações na CPI da Funai e Incra

O deputado Nilson Leitão (MS), relator da CPI da Funai e Incra, afirmou nesta quinta-feira (19), após reunião do colegiado, que  o intuito da comissão destinada a investigar o Incra e a Funai  é reinventar esses setores para de fato proteger o índio, o quilombola e quem realmente precisa de uma área rural para produzir.

“Os três setores estão sendo usados para desviar dinheiro público e beneficiar politicamente setores. Há uma baderna total”, apontou Nilson, ao destacar que os governos do PT aparelharam os órgãos e nunca cuidaram de verdade dessas populações.

A audiência realizada nesta quinta-feira teve a presença da antropóloga Dayse Macedo de Barcellos, que prestou esclarecimentos sobre o laudo antropológico que dá origem ao processo de demarcação de áreas quilombolas. Durante a reunião, o relator fez perguntas para a antropóloga, que se esquivou de responder a maioria dos questionamentos.

“Alguns antropólogos estão envolvidos ideologicamente com o tema de forma totalmente parcial, o que vem prejudicando o resultado dos trabalhos”, disse o tucano.

Segundo o parlamentar, a CPI nasceu após desmandos no Incra e na Funai contra índios, assentados e quilombolas. Para ele, o governo federal, até a saída de Dilma, se portava como defensor dessas minorias, mas era apenas algo ideológico.

“Isso na verdade era uma fraude de informações, até porque aumentou o número de mortes de índios no Brasil. A maioria dos quilombolas estava passando necessidades básicas. Bastou um relatório do TCU para demonstrar a fraude do Incra com os assentados brasileiros. Isso tem que ser corrigido. Temos que estancar esse desvio de dinheiro público”, afirmou.

De acordo com Nilson, as denúncias que chegam até a CPI precisam ser verificadas in loco. “Para atender aos documentos que chegaram a esta comissão e proceder a averiguação dos fatos, torna-se necessária a apuração das denúncias. Do contrário, será impossível atender a sociedade de forma efetiva, o que é essencial em nossa atuação na busca do interesse público”, destaca o tucano.  Ele alerta que pretende apresentar um relatório claro, propondo um novo modelo para um Brasil melhor.

Diligências em Mato Grosso

Em requerimento de autoria do tucano, aprovado na quarta-feira (18), Nilson solicita a autorização para a realização de visitas técnicas e audiências públicas em pelo menos quatro cidades de Mato Grosso.

Segundo o documento, serão realizadas audiências públicas e diligências externas para apurar possíveis irregularidades nos municípios de Sinop, Juína, Cuiabá, e Alto Boa Vista – este último conhecido pelo processo de desintrusão da Gleba Suiá-Missu, que em 2012 retirou cerca de sete mil pessoas que viviam em uma área de 165 mil hectares para que ela fosse ocupada por índios da etnia Xavante.

Após as audiências públicas, o corpo técnico da CPI ouvirá separadamente pessoas que queiram entregar documentos ou prestar depoimentos denunciando fraudes nos processos de demarcação de terras ou mesmo de assentamentos da reforma agrária. Na mesma reunião foram aprovados outros dois requerimentos do deputado Nilson Leitão.

(Reportagem: Elayne Ferraz com informações da Ass. do Deputado)

Compartilhe:
19 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *