Dias contados


Para deputados, avanço do impeachment é vitória do Brasil e traz novas perspectivas ao país

26250033733_1ffd206c59_k

Assim como aconteceu na Câmara, no Senado todos os tucanos também votaram pelo impeachment. Petista sofreu mais uma dura derrota.

Deputados do PSDB destacaram nesta sexta-feira (6) a aprovação do relatório do senador Antonio Anastasia (MG) favorável ao afastamento da presidente Dilma Rousseff pela Comissão Especial do Impeachment no Senado. O parecer do tucano recebeu 15 votos favoráveis e apenas cinco contrários. Conforme destacaram os tucanos, os dias da petista à frente do Planalto estão contados, dando nova perspectiva para o Brasil superar a crise. 

MAIS UMA ETAPA CUMPRIDA

Os tucanos afirmaram que a aprovação do texto representou o cumprimento de mais uma etapa importante e, ao mesmo tempo, foi uma vitória dos brasileiros, que anseiam pela saída da petista da Presidência da República. O próximo passo para Dilma deixar o governo será a votação do relatório no plenário do Senado, o que deve ocorrerá na próxima quarta-feira (11).

Para que o impeachment seja aprovado são necessários o votos da maioria simples de um quórum mínimo de 41 dos 81 senadores. Após a aprovação, Dilma será notificada e deve deixar o cargo de imediato. Nos até 180 dias em que ficará afastada do Palácio do Planalto, o Senado vai se dedicar ao julgamento em definitivo do afastamento de Dilma, analisando o mérito das denúncias que pesam sobre a petista.

O plenário deve referendar a decisão da comissão, já que mais de 50 senadores se declararam publicamente favoráveis ao impeachment. Durante a votação na comissão, o líder do PSDB na Casa, senador Cássio Cunha Lima (PB), afirmou que o povo continuará atento aos próximos passos que serão dados.

Para o deputado Carlos Sampaio (SP), a aprovação do parecer é “uma nova vitória do Brasil e dos brasileiros”. “Essa decisão da comissão precisa ser referendada agora pelo plenário do Senado, no próximo dia 11. Mas basta maioria simples”, ressaltou.

Para ele, o impeachment é necessário para que o país possa voltar a crescer. “É um momento ímpar, onde teremos condições de saber, enfim, quais os rumos do país, a partir da semana que vem. A minha torcida é para pôr um fim a esse governo para que o Brasil possa crescer novamente, com ética, com decência e com uma gestão eficiente”, afirmou.

Em vídeo postado no Facebook, o deputado Bruno Covas (SP) destacou que o relatório de Anastasia reforçou aquilo que havia sido constatado pelos deputados. “Há elementos mínimos que justificam a abertura de um processo para poder julgar e condenar a presidente Dilma pelos crimes de responsabilidade que ela cometeu”, explicou aos internautas.

“Quero parabenizar o senador Anastasia pelo trabalho sério e competente que realizou na elaboração de seu parecer. Justificou e embasou muito bem os crimes de responsabilidade cometidos pela presidente o que fez com que o texto fosse aprovado pela comissão. Agora é esperar que o plenário ratifique e a ela seja afastada, como toda a população espera”, completou Bruno Covas.

O líder da Oposição, deputado Miguel Haddad (SP) exaltou a aprovação do relatório de Anastasia e lembrou ainda o afastamento do presidente da Câmara pelo Supremo Tribunal Federal. Para ele, o Brasil vive uma nova fase. “Aproxima-se o momento em que Dilma e o PT, cumprindo o desejo da maioria dos brasileiros, deixarão o poder. Cunha foi afastado. A Operação Lava Jato prossegue e os mandantes do esquema não se sentem mais tão seguros da sua impunidade. As mudanças estão acontecendo, dentro da lei, seguindo o que determina a Constituição. Esse é o caminho certo.”

Pelo Twitter, o deputado Nelson Marchezan Junior (RS) comemorou o resultado. “Hoje, demos mais um passo para melhorar a política no Brasil”, afirmou. Também pelo Twitter, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) destacou a decisão da comissão especial do Senado.  “O caminho está aberto para completar a faxina no Planalto”, disse.

Antes da votação, o senador Anastasia afirmou que o impeachment não trata da honestidade ou da honorabilidade de quem quer que seja, pois não julga crimes comuns tipificados pelo código penal. “É um instituto presente em todas as nossas constituições. Não é uma invenção dos dias atuais. O impeachment é político, mas também jurídico. Precisa de objetividade e de materialidade e é exatamente isso que está sobejamente demonstrado no competente relatório do senador Antonio Anastasia”, declarou o senador sobre a legitimidade do impedimento. O tucano concluiu dizendo que o afastamento da presidente é uma “necessidade inadiável”.

(Reportagem: Djan Moreno com informações do site do PSDB e assessorias/foto: Marcos Oliveira – Ag. Senado)

Compartilhe:
6 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *