Em defesa do consumidor


Tucanos participam do lançamento de frente em defesa da internet livre e sem limites

26754196021_429a5c7312_k

Caio Narcio ressaltou a importância da internet para fins educacionais, profissionais e de entretenimento. ‘Não é possível permitir retrocessos”, disse o tucano.

Deputados do PSDB participaram na noite desta quarta-feira (4) da cerimônia de lançamento oficial da Frente Parlamentar pela Internet Livre e sem limites. A criação do colegiado, que já tem mais de 200 membros, ocorre diante de polêmicas como a tentativa de operadoras de telefonia fixa de ameaçar suspender os serviços ao fim da franquia contratada e de nova suspensão do WhatsApp.

Entre as bandeiras do grupo, estão o fortalecimento da livre concorrência, dos marcos legais e do aprimoramento dos serviços de banda larga móvel e fixa, colocando em primeiro plano os interesses dos consumidores. Em poucos dias de atuação, a frente já adotou uma série de medidas, com representação encaminhada à Anatel, uma ação popular e um pleito junto ao Cade a respeito da ameaça desse processo de mudança na banda larga fixa.

A importância deste trabalho chamou a atenção do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que em post publicado na rede citou a Frente Parlamentar e convidou os usuários brasileiros para prestigiar o lançamento do colegiado.

Segundo a deputada Mariana Carvalho (RO), é notável o envolvimento cada vez maior das pessoas com a internet, os meios digitais e as redes.  No Brasil, a média de conexão diária dos internautas é o dobro da média mundial. “Temos que estar cada vez mais sintonizados com essa realidade e que possamos ouvir todos os lados envolvidos”, apontou.

Caio Narcio (MG) destacou que parlamentares de vários partidos integram a comissão. Ele ressaltou a importância da internet para fins educacionais, profissionais e de entretenimento, e considerou ser inaceitável permitir retrocessos. O tucano destacou a coleta de assinaturas dos líderes para a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que proíbe que as empresas de internet fixa imponham franquias. “Esse tema está acima de qualquer divisão partidária”, apontou.

Já o deputado Daniel Coelho (PE) criticou a atuação da Anatel no caso da banda larga fixa e lembrou o bloqueio, pela segunda vez,  do WhatsApp, um aplicativo que se tornou fundamental para milhões de pessoas. “Toda essa polêmica mostra como precisamos da internet, que mudou inclusive a forma com o cidadão acompanha a atividade politica”, destacou. O parlamentar também defendeu ações para universalizar o acesso à rede.

Vários outros tucanos participaram da cerimônia, como Bruno Covas (SP), Izalci (DF) e Eduardo Cury (SP).

 (Reportagem: Marcos Côrtes/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *