A favor do país


PSDB apresenta agenda com propostas para ajudar país a superar crise

executiva

Documento foi objeto de reunião da Executiva Nacional do PSDB que contou com a presença de vários integrantes da bancada de deputados federais.

O PSDB divulgou nesta terça-feira (3), após reunião da Executiva Nacional do partido com a presença de vários deputados, uma carta com 15 pontos que deverão nortear o apoio da legenda a um possível governo do vice-presidente da República, Michel Temer. O texto reúne propostas aprovadas pelos governadores, pelas bancadas do PSDB no Congresso e pelos integrantes da Executiva.

Intitulado “Princípios e valores para um novo Brasil”, o documento estabelece as condições do partido para apoiar o futuro governo. A primeira delas exige o combate irrestrito à corrupção e o apoio às investigações da Operação Lava Jato, garantindo independência à Polícia Federal e ao Ministério Público. Acompanhado pelos líderes do PSDB na Câmara e no Senado, Antonio Imbassahy (BA) e Cássio Cunha Lima (PB), respectivamente, o presidente nacional da legenda, Aécio Neves, apresentou a síntese a Temer.

Play

Os tucanos esperam ainda do futuro governo um compromisso em relação à adoção de medidas como a realização imediata de uma reforma política; a renovação das práticas políticas e a profissionalização do Estado; a manutenção e qualificação dos programas sociais, com redução da desigualdade e promoção de oportunidades; a melhor aplicação dos recursos públicos em setores como a Saúde, Educação e Segurança Pública; e o comprometimento com a responsabilidade fiscal, prática abandonada pelo governo da presidente Dilma.

“Essa é a contribuição efetiva que o PSDB pretende dar a esse governo de emergência nacional. Falamos de princípios, valores e propostas. O presidente Michel Temer deve ter absoluta liberdade para construir e apresentar à nação um governo de altíssimo nível, capaz de enfrentar as enormes dificuldades que o Brasil tem hoje”, afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves. Em entrevista coletiva, o senador disse que novo governo precisa ter compromissos com uma agenda voltada para o fortalecimento do país e a retomada da geração de empregos.

Líderes do PSDB e Aécio entregam o documento a Temer.

Líderes do PSDB e Aécio entregam o documento a Temer.

UNIÃO E POSTURA PROPOSITIVA

Líder da Oposição, Miguel Haddad (SP) disse que houve unanimidade em relação às propostas e um desejo do PSDB de apresentar um programa para o Brasil diante da iminência do impeachment. “Não há qualquer composição em relação a cargos. Temos compromisso com a recuperação do o país”, ponderou.

O secretário-geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP), destacou a construção coletiva da carta, que contemplou governadores, bancadas e a representação da sociedade civil com assento na Executiva. “É o caminho que vai dar ao PSDB uma demonstração de coerência e também de afirmação perante o novo governo”, resumiu. De acordo com o tucano, a prioridade é ajudar o Brasil a sair desta crise.

Já o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) considerou importante que o país tenha ciência do posicionamento do PSDB e do compromisso da legenda com a nação. Segundo ele, o Brasil vive um “atoleiro sem precedentes” , marcado por múltiplas crises: econômica, política, social, ética e moral.

Também presente ao encontro, o deputado Bruno Araújo (PE) afirmou que o PSDB, de forma muito democrática, abre a discussão para a sua Executiva sobre um tema que toma conta do país: a eventual transição do governo. “O partido sai unido e apresenta propostas à sociedade brasileira. Esperamos que o partido continue cumprindo o seu papel, confiado a nós por dezenas de milhões de brasileiros ao longo destes últimos anos. É momento de unidade e de colaborar com o país”, reforçou.

Vice-presidente nacional do PSDB, o deputado Giuseppe Vecci (GO) afirmou que o partido está comprometido com a criação de uma agenda propositiva para o país visando retomar o processo de desenvolvimento, estimular a economia, gerar riqueza, postos de trabalho, dinamizar de uma forma mais ampla o crescimento e, acima de tudo, dar dignidade ao povo brasileiro.

Segundo Vecci, para que essa agenda propositiva seja implementada, é preciso que as lideranças políticas tenham coragem de realizar reformas estruturantes no Brasil. O tucano ressaltou ainda que o Brasil espera uma “expectativa de desenvolvimento” com um provável governo de Temer.

(Da redação com Agência PSDB e assessorias/foto: George Gianni/ Áudio: Hélio Ricardo)

 

Compartilhe:
3 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *