Manifestações pelo impeachment


Tucanos destacam protestos pelo impeachment e importância do apoio da população à causa

Manifestantes protestaram no centro do Rio de Janeiro na noite desta segunda. Foi exibido o "Mapa da Vergonha" com nomes dos deputados contra o impeachment e os indecisos.

Manifestantes protestaram no centro do Rio de Janeiro na noite desta segunda. Foi exibido o “Mapa da Vergonha” com nomes dos deputados contra o impeachment e os indecisos.

As seguidas mobilizações em defesa do impeachment mostram como parcela muito expressiva da população brasileira espera que o processo avance no Congresso Nacional e resulte na saída de Dilma do Planalto, avaliam deputados do PSDB. Pouco mais de três semanas após o histórico protesto que levou milhões de brasileiros de Norte a Sul às ruas e diante da proximidade de um desfecho do processo na Câmara, a causa continua em forte evidência 

Um dos atos ocorreu na noite desta segunda-feira em frente a Faculdade de Direito da USP. Entre as bandeiras, a defesa da democracia, do Estado de Direito e do impeachment. Os três autores do pedido em análise na Câmara – os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale e Janaína Paschoal – participaram do encontro, além de alunos da faculdade, outros juristas e representantes de vários movimentos sociais. 

Play

No Rio de Janeiro, o chamado “Muro da Vergonha” foi exibido no centro da cidade. Instalado na Cinelândia, o telão de LED exibia nomes e fotos dos deputados federais do estado que se posicionam publicamente contra o impeachment ou estão indecisos. O mesmo painel está sendo mostrado em estados como o Acre. 

Para o deputado Betinho Gomes (PE), a atual gestão perdeu a condição de conduzir o país. “É fundamental a mobilização das pessoas num momento em que o governo tem agido pra usar o Estado mais uma vez para cooptar apoio no sentido de angariar votos para impedir o processo de impeachment”, declarou nesta terça-feira.

Na opinião do tucano, o impeachment é a melhor solução para afastar a presidente e também é um instrumento previsto em Constituição. “Nós temos o elemento jurídico e principalmente o ambiente político que cria as condições necessárias para que isso vá adiante”, apontou.

Em Plenário, o deputado Jutahy Junior (BA) destacou que os crimes de responsabilidade  estão caracterizados e foram bem definidos pelos propositores da ação. Para o parlamentar, não pode existir impeachment sem o fato jurídico e o fato político. Ambos existem, segundo ele, assim como o apoio popular, que é fundamental.

“O país aguarda com esperança o dia da votação para aprovação do impeachment. Temos que lutar até o último dia. Não podemos deixar que esse governo continue gerando medo para as famílias, o medo do desemprego, do fechamento das empresas, a falta de investimento e esperança em relação ao futuro”, afirma o tucano. 

“EU VIM DE GRAÇA”

Fundador do PT, Hélio Bicudo fez um duro discurso no evento. “Devo dizer- lhes que ao longo da minha jornada, jamais vi tanta podridão, tantos desvios, abusos e desmandos impetrados precisamente por aqueles que se proclamaram salvadores da pátria”, lamentou. 

Vários manifestantes presentes à manifestação na Faculdade de Direito entoaram o grito de ordem “Eu vim de graça”, em uma alusão a protestos em apoio ao governo, nos quais manifestantes têm recebido dinheiro e refeições para participar.

Os deputados do PSDB afirmam que, mesmo assim, os atos a favor do governo não conseguem nem de longe reunir a mesma quantidade dos protestos pelo impeachment. 

(Reportagem: Elayne Ferraz/foto: reprodução/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
5 abril, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *