Tragédia


Projeto de Bonifácio de Andrada visa prevenção de desastres como o de Mariana

24468450953_96f1981238_zApós o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, que atingiu o distrito de Bento Rodrigues, o deputado Bonifácio de Andrada (MG) apresentou o projeto de Lei 3598 /2015, que determina a elaboração e publicação nos jornais da capital do estado e da União, no prazo de seis meses, de laudos técnicos de análise genérica sobre a sustentabilidade da obra, além de divulgação anual de laudo específico sobre a segurança e a manutenção do empreendimento.

O desastre em Mariana resultou na morte de 17 pessoas e deixou muitas famílias desabrigadas. Os danos ambientais estão sendo contabilizados.

Em levantamento divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), foi constatado que 195 propriedades foram atingidas pela lama, causando prejuízo aos produtores de perto de R$ 23,2 milhões.

Conforme dados divulgados na pesquisa, a região que sofreu mais danos foi a área rural do município de Barra Longa, que resultou em prejuízos para 136 agricultores. Na sequência dos dados, estão Mariana, com 52 propriedades com danos, e 7 na região do Rio Doce e Ponte Nova.

Os números do desastre devem aumentar, já que os técnicos da Emater estão no processo de análise de 25 propriedades.

Para Bonifácio de Andrada, “a Samarco e o poder público devem assumir o comprometimento de ressarcir e oferecer instrumentos estruturantes para que as famílias e os agricultores possam voltar a trabalhar, morar e produzir seus alimentos naquela região. Meu compromisso no Congresso é cobrar do governo federal mais atenção para as vítimas dessa tragédia que abalou o país”.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 fevereiro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *