Pibinho de novo


Para deputados, queda do PIB reflete incompetência e irresponsabilidade dos governos do PT

Sampaio - Cunha LimaO governo do PT empurra o Brasil, cada vez mais, para o fundo do poço. Números divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (1º) mostram que o país se mantém em recessão e enfrenta um dos piores momentos de sua economia, com recuo de 1,7% no 3º trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores. A queda é a maior para um terceiro trimestre desde 1996. Na opinião de deputados do PSDB, os números mostram como os governos do Partido dos Trabalhadores fazem mal ao país.

Segundo o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), o resultado do PIB traduz a completa incompetência da gestão Dilma. “Temos hoje um governo liquidado, sem capacidade de reação frente a uma crise sem precedentes. O cenário é extremamente preocupante, com a recessão se agravando, inflação alta e persistente e com o desemprego aumentando. É uma combinação de fatores desastrosa para os brasileiros e compromete o futuro do país. Por obra dos governos do PT, de Lula e Dilma, o Brasil está mais pobre e desigual. A solução para os problemas do país tem nome: impeachment”, afirmou. 

Play

Ainda de acordo com Sampaio, a única reação do governo é tentar arrancar mais dinheiro da sociedade, com a cobrança da CPMF, por exemplo, para cobrir o rombo nas contas públicas. “É um governo perverso, que transfere para a sociedade os custos da sua incompetência”, disse. 

Entre janeiro e setembro, o PIB já acumula queda de 4,5%, a maior da série história que começou a ser feita em 1996. Em épocas de recessão, a queda nos preços ajuda a reaquecer a economia, mas com o governo do PT o caminho é inverso. A inflação segue em alta e dificulta na recuperação econômica. Enquanto a retração do PIB nos últimos 12 meses é de 2,5%, a inflação, beira os 10%: 9,93% até outubro. 

Para o deputado Pedro Cunha Lima (PB), o momento atual é resultado da soma de três principais fatores: corrupção, ineficiência e falta de planejamento. “Empurram o país cada vez mais para baixo. É um governo que não tem capacidade de planejamento, é ineficaz e corrupto. Somando esses ingredientes, chegamos a esse ponto, de uma crise de estabilidade enorme, seguida de uma crise política e com prejuízos econômicos”, aponta.

O tucano acredita que não haverá perspectiva de mudança enquanto a nação estiver sob o comando do mesmo grupo político e com uma presidente sem legitimidade para governar. “Não tem outra alternativa, não dá mais para acreditar na capacidade do PT. Tem que encurtar esse mandato da presidente Dilma, que já nasceu podre, com crimes eleitorais gravíssimos, como já foi mostrado pela Operação Lava Jato, para que a gente volte a ter uma esperança de crescimento”, cobrou.  Se isso, não acontecer, Cunha Lima afirma que a tendência é de piora.

No segundo trimestre, o PIB já havia recuado 2,1%. Com o resultado, a economia brasileira segue em recessão.  Neste trimestre, todos os setores tiveram recuo. A agropecuária registrou retração de 2,4%; a indústria, de 1,3%; e os serviços, de 1,0%. Pelo terceiro trimestre seguido, o gasto das famílias, que por um bom tempo impulsionou o crescimento da economia, recuou. Na comparação com o segundo trimestre, a queda foi de 1,5%. As despesas do governo, porém, subiram 0,3%. 

(Reportagem: Djan Moreno, com assessoria da Liderança do PSDB/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

 

Compartilhe:
1 dezembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *