Veto derrubado


Voto impresso na urna eletrônica é conquista da democracia, avaliam tucanos

Elza Fiúza ABrDesde a derrubada do veto ao voto impresso, na última quarta-feira (18), deputados do PSDB têm ressaltado a importância da medida para a democracia. Em sessão conjunta, o Congresso Nacional disse sim ao voto impresso para conferência na urna eletrônica. A medida está prevista no projeto de lei da minirreforma eleitoral. Na votação pela Câmara dos Deputados, 368 deputados foram contra e 50 a favor do veto. Entre os senadores, foram 56 votos contra e a 5 a favor.

Para o deputado Alfredo Kaefer (PR), o voto impresso dá mais segurança para os eleitores. “Apesar de o voto impresso ficar guardado na urna, desmitifica qualquer dúvida porque pode se fazer auditorias para mostrar e comprovar efetivamente se o voto impresso é igual ao voto digital”, destacou.

Não haverá contato manual do eleitor com o papel impresso, que pode servir para posterior auditoria. A regra entrará em vigor nas próximas eleições gerais, em 2018.  Em vídeo publicado no Facebook, o deputado Marco Tebaldi (SC) explica o funcionamento da urna com impressora. “O eleitor não vai sair com a cédula impressa. Na eventualidade de uma recontagem, teremos esses votos impressos”, completou. Para o tucano, a derrubada do veto foi um grande avanço.

No início do mês, o líder Carlos Sampaio (SP) apresentou o resultado da auditoria sobre as eleições presidenciais de 2014. De acordo com o resultado, os procedimentos de perícia previstos em leis e regulamentos da Justiça Eleitoral são “insuficientes para a garantia da transparência do processo de eleições”. O sistema eletrônico de votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não foi projetado para permitir uma auditoria externa independente e efetiva.

Atualmente, as urnas eletrônicas são inauditáveis, destacou Nilson Pinto (PA). “Agora criou-se um mecanismo para verificar a lisura do pleito. Assim, a partir das eleições de 2018, quando houver suspeita de fraude ou necessidade de recontagem de votos, será possível conferir a votação. É uma vitória da democracia!”, comemorou.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), acredita que a impressão do voto dará ao eleitor a confiança de que o voto foi computado. “As democracias sólidas são aquelas nas quais a sociedade pode confiar no processo eleitoral de apuração de votos”, disse. Na avaliação da deputada Geovânia de Sá (SC), predominou a vontade da população. “É uma vitória da democracia, uma conquista de todos os brasileiros”, finalizou.

(Da redação/ Foto: Elza Fiúza/ABr)

Compartilhe:
20 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *