Vitória da transparência


Carlos Sampaio comemora derrubada de veto e adoção do voto impresso nas eleições

O líder do PSDB na Câmara e vice-presidente jurídico do partido, deputado Carlos Sampaio (SP), comemorou a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff ao voto impresso para conferência na urna eletrônica, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13). Na 22964604101_71700c994a_zvotação da Câmara, foram 368 deputados contra e 50 a favor do veto. Já no Senado, o placar foi de 56 a 5.

“Agora, passa a ser obrigatório o uso do voto impresso, nas urnas eletrônicas, para que o eleitor possa conferir seu voto antes do sistema eletrônico registrá-lo! A medida foi uma das propostas que apresentamos para aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro na auditoria nas urnas que fizemos ao longo deste ano. Uma vitória da transparência”, afirmou Sampaio.

No último dia 4/11, o líder tucano apresentou o resultado da auditoria sobre as eleições presidenciais de 2014. De acordo com o resultado, os procedimentos de perícia previstos em leis e regulamentos da Justiça Eleitoral são “insuficientes para a garantia da transparência do processo de eleições”. Isso porque a auditoria constatou, entre outros problemas, que o sistema eletrônico de votação imposto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não foi projetado para permitir uma auditoria externa independente e efetiva, já que o modelo de auditoria é comandado pela própria Corte, e não se encaixa em nenhum dos modelos reconhecidos internacionalmente.

O levantamento, iniciado em dezembro de 2014 e concluído no mês passado, foi feito com a participação de peritos e especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com o objetivo de “fortalecer a confiança no processo eleitoral, já que inúmeras denúncias de fraudes foram veiculadas por eleitores nas redes sociais”.

Recomendações
Uma das principais recomendações feitas no relatório apresentado ao TSE foi regulamentação do voto impresso acoplado às urnas, que servirá como um mecanismo de verificação para que o eleitor possa conferir o registro digital do seu voto antes de efetivá-lo. O sistema já é usado com sucesso em países como o México.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
19 novembro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Vitória da transparência”

  1. Nair dos S. Gomes disse:

    Parabéns !!! fico um pouco mais tranquila,

    Deve tambem haver preocupação com os não votantes.
    Fiquei sabendo que 3 pessoas abordaram o presidente de uma mesa, após o encerramento, com proposta para usar estes votos para a candidata Dilma. Alegaram que não teriam como comprometê-lo, que era seguro. Vi também em redes sociais que pessoas foram justificar a ausência nas eleições e que constava como se tivessem votado. Não sei a veracidade disto, mas vale muuuuita atenção. Quando falta ética, tudo é possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *