Incentivo aos cuidados básicos


PL de Tebaldi inclui exigência da caderneta da saúde da criança para entrada no Bolsa Família

tebaldiO deputado Marco Tebaldi (SC) protocolou nesta semana projeto de lei que modifica os critérios para a inclusão de beneficiários no programa Bolsa-Família. O PL do tucano prevê que, para a inclusão de uma criança no Cadastro Único para Programas Sociais, que é utilizado no Bolsa-Família, a família deverá apresentar a Caderneta de Saúde da Criança atualizada.

Este documento reúne informações sobre crescimento, desenvolvimento e imunização e atesta a realização de testes de triagem neonatal determinados pelo Sistema Único de Saúde, conhecidos como do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho.

“Essa medida é necessária para despertar nas famílias a importância dos cuidados básicos para a saúde dos filhos”, apontou o deputado.

A Pesquisa Nacional de Saúde – Ciclos de Vida, referente a 2013, mostra a baixa cobertura da vacina tetravalente em crianças de até um ano de idade, bem como dos testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho e o projeto do deputado catarinense pretende reverter esse quadro.

Para Tebaldi, a matéria de sua autoria centraliza na Caderneta de Saúde da Criança o acompanhamento da saúde, que já está previsto na lei 10.836 de 2004, porém sem especificação alguma do modo que a saúde seria acompanhada.

“Vamos facilitar o acompanhamento da saúde da criança, exigindo todos os testes e vacinações. O meu projeto incita a responsabilidade da família e estimula as autoridades sanitárias em relação à oferta dos testes na fase neonatal. Vamos garantir o desenvolvimento da criança e, ao mesmo tempo, fortalecer nossa estrutura de saúde”, explicou Tebaldi.

(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 outubro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *