Panorama completo


Lobbe Neto participa da apresentação do Mapa do Ensino Superior na Comissão de Educação

MAPAEDU_001O deputado Lobbe Neto (SP) participou nesta quarta-feira (7) da apresentação da quinta edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, estudo desenvolvido pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior).

Lobbe explica que o levantamento oferece um panorama completo e detalhado da educação superior do país, abrangendo todos os estados brasileiros e suas respectivas mesorregiões.

“O estudo do Semesp apresenta a evolução do número de matrículas das instituições de ensino superior públicas e privadas em todo o Brasil, nos cursos presenciais, de ensino a distância (EAD) e tecnológicos”, contou Lobbe.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2015 mostra, ainda, o total de cursos ofertados pelas instituições de ensino superior, além da taxa de evasão com base nos alunos desistentes em relação ao total de alunos matriculados.

O número de trabalhadores empregados com carteira assinada com nível superior completo e o contingente desses trabalhadores com formação apenas no ensino médio também são dados relevantes do estudo, que apresenta ainda a remuneração média dos trabalhadores em relação ao grau de instrução.

Lobbe também destacou os números atualizados dos contratos firmados pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), no período de 2010 até junho de 2015, que somaram 2,1 milhões, mas que após as alterações promovidas pelo MEC em 2014, tiveram sua capacidade de expansão e de sustentabilidade limitadas. “Com os cortes do governo federal em Educação, houve uma queda superior a 50% no número de novos contratos, fato que deixa mais distante o objetivo de atender as metas do Programa Nacional da Educação até 2024”, denunciou.

O estudo apontou que o Estado de SP, formado por 15 regiões administrativas (RA), é o primeiro estado brasileiro em número de alunos matriculados nos cursos presenciais. A RA Central (São Carlos e região) agrega 26 municípios (sendo que 21 deles oferecem cursos presenciais), registrou 42.215 matrículas.

“É muito importante termos esse panorama da Educação brasileira que, infelizmente, sofre com o corte de investimentos, enquanto a Pátria, Educadora fica apenas no discurso e na propaganda”, finalizou Lobbe.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
7 outubro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *