Avanço


Presidida por Nilson Leitão, comissão que discute PEC 215 se reúne para leitura do relatório

nilsonA PEC 215 deu um passo importante em sua tramitação na Comissão Especial criada para discutir o atual modelo de demarcações de terras indígenas. Na tarde desta quarta-feira, o deputado Nilson Leitão (MT) presidiu reunião para a leitura do relatório do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

O voto do relator é favorável a alterações no texto da Constituição, de forma que a decisão sobre as demarcações de terras deixem de ser exclusividade do executivo e passe pelo Congresso. Ele defende também a indenização em dinheiro para os produtores que forem retirados de suas terras para a criação de reservas.

Embora o voto tenha sido conhecido, um acordo firmado minutos antes do inicio da sessão, adiou a discussão do relatório e a votação, que deve acontecer nos próximos dias, depois de um encontro entre os deputados favoráveis e contrários ao texto, Procuradoria Geral da República, Supremo Tribunal Federal e Executivo.

O presidente da Comissão Especial, Nilson Leitão, justificou a leitura do relatório como forma de provocar o governo mais uma vez a apresentar alguma proposta que possa dar fim aos conflitos decorrentes das demarcações, muitas das quais se valendo de laudos fraudulentos e unilaterais.

“A leitura provocou uma reunião com os poderes que decidem sobre esse assunto. O governo é inerte. Enquanto não cumpre com suas obrigações, estão acontecendo invasões de índios no Mato Grosso do Sul, guerra entre índios e produtores no Rio Grande do Sul, na Bahia, no Maranhão, no Mato Grosso. A FUNAI não para de buscar novas demarcações num modelo de caixa preta, sem transparência, sem debate, dividindo o povo brasileiro”, disse Leitão.

A data da reunião provocada pela leitura do relatório e a da discussão e votação do relatório ainda não foram definidas.

A PEC

A PEC 215 foi apresentada em 2000 pelo deputado Almir Sá e tramita apensada a outras 10 propostas apresentadas entre 2002 e 2009 e que tratam do mesmo tema. Engavetada, a proposta voltou à discussão em 2011 por iniciativa do deputado Nilson Leitão, que buscava uma alternativa que pudesse pôr fim aos conflitos no campo, decorrentes das demarcações. Depois de acompanhar in loco a situação dos conflitos em diversas partes do país, foi criada a Comissão Especial para dar parecer final sobre o assunto.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
2 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *