Acesse!


Portal Social do Brasil: construindo novos caminhos para superação definitiva da pobreza

portal-social-300x153O Portal Social do Brasil está de volta, agora abraçado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV). Com o objetivo de divulgar e contribuir para a consolidação de estratégias de ação social eficazes, o Portal apresenta metodologias e resultados positivos nesse setor, além de possibilitar a construção de novos caminhos de combate à pobreza no Brasil. Como afirmou o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, “a premissa é que não podemos nos conformar apenas com a gestão diária da pobreza. A pobreza deve ser superada”.

Para isso, o Portal identifica programas e projetos sociais que estão sendo implementados e que tenham em seu DNA o conceito da “Inclusão Social Sustentável”, dando novo significado ao fazer social no Brasil. Há o reconhecimento da importância dos programas de transferência de renda. Entretanto, é preciso avançar na busca de soluções para a superação definitiva e sustentável da pobreza, levando-se em conta todas as privações do indivíduo e sua família – saneamento, abastecimento de água, saúde, segurança e educação, por exemplo.

O foco do Portal são projetos que criam janelas de oportunidades e que permitem ao cidadão se emancipar da tutela do Estado. Divididos por área, os programas e ações apresentados foram identificados e avaliados por sua capacidade de luta contra a pobreza, ou seja, pelos resultados positivos que obtiveram nesse sentido.

REDE DE TRABALHADORES

A equipe do Portal é formada por assistentes sociais, jornalistas, sociólogos e pedagogos que têm ampla experiência na área social, no acompanhamento e gestão de programas e projetos sociais.

Há ainda a proposta de se criar, animar e consolidar uma “Rede de Trabalhadores e Gestores Sociais” que se comuniquem de forma direta por meio das redes sociais nas quais o Portal está representado –www.facebook.com/PortalSocialdoBrasil e @PortalSocialBra no Twitter.

Aberto a ações inovadoras, o Portal é também espaço de interação, formação de conhecimento e construção de uma nova identidade para os programas sociais no Brasil. Assim, os gestores poderão inscrever seus projetos para inclusão no catálogo do site.

REVISTA

Além disso, será publicada mensalmente a revista “Conversando sobre a Realidade Social do Brasil”, com conteúdo voltado para o debate, textos simples, de fala franca e objetiva. O compromisso é estabelecer mais um canal de comunicação com os trabalhadores que enfrentam todos os dias as inúmeras contradições do Brasil.

“É forte a inquietação dos brasileiros sobre os desdobramentos da crise. Para os que trabalham e para os que são usuários das políticas sociais, os descaminhos do governo tem consequências difíceis de suportar. Neste Portal Social do Brasil, estamos lançando a Revista Conversando sobre a Realidade Social do Brasil, abrindo um canal de interação com todos que atuam na área. Temos confiança no diálogo, no contraditório e na convergência de posições, contribuindo para tirar o Brasil da crise. Participe. O Portal espera por você”, convoca o presidente do ITV, José Aníbal.

A primeira edição online estará no ar a partir desta terça-feira, 02 de setembro, no endereço www.portalsocialdobrasil.org.br

Conheça e participe da construção de um país sem pobreza.

(Do ITV) 

Compartilhe:
2 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *